31 de mai de 2017

Aumento de passagens impacta nos custos das empresas, pois aumenta despesas com vale-transporte

GIRO ECONÔMICO

Sempre que se fala em aumento das tarifas do transporte coletivo, como a em debate agora por conta da ameaça de greve dos motoristas e trocadores, marcada para segunda-feira (05 de junho), o que não faltam são discursos e comentários na imprensa de que o trabalhador mais uma vez será penalizado, mas salvo melhor entendimento quem é mais punido é o empregador, pois este sim vê aumentar os custos do seu negócio, haja vista que este é quem cobre 94% do preço da passagem do seu empregado. 

Pelas regras do Vale Transporte, o custo do vale-transporte é dividido entre empregador e empregador, cabendo ao trabalhador um desconto de 6% do seu salário e o valor restante é custeado pela empresa, o que vale também para o empregador doméstico, ou seja, quem mais reclama é quem é menos é afetado.

Resta saber também como uma empresa de ônibus é obrigada a suportar aumentos de combustíveis, energias, peças de veículos, pneus, salários de empregados, IPTU etc e não pode repassar isto para o preço do seu serviço.

Microempreendedor - Encerra-se nesta quarta-feira (31) o prazo para que os microempreendedores Individuais entreguem a sua Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI) e quem deixar de cumprir o prazo paga multa de R$ 25,00 e pode ter sua inscrição cancelada. A DASN-SIMEI é uma das obrigações e responsabilidades que o Microempreendedor Individual deve apresentar anualmente, é gratuita e realizada exclusivamente pela internet, no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).

Canadá - A Federação das Indústrias realiza, nesta quarta-feira (31), o oitavo Encontro de Negócios Maranhão for Business, voltado para quem tenciona fazer negócios com o Canadá. Entre os palestrantes, o diretor institucional da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), Paulo Castro Reis; a cônsul e gerente do programa Comercial do Consulado Geral do Canadá em São Paulo, Anouk Bergeron-Laliberte, e o presidente do Instituto de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, Felipe de Holanda. 

Confiança - O Índice de Confiança da Indústria (ICI), da Fundação Getúlio Vargas, avançou 1,1 ponto este mês e chegou a 92,3 pontos, o maior nível desde abril de 2014, que foi de 97 pontos. A alta ocorreu em oito dos 19 segmentos. O Índice de Expectativas (IE) avançou 1,3 ponto, para 95,7 pontos, o maior nível também desde abril de 2014 (96,9).



Na assembleia que marcou os 60 anos da Câmara Brasileira de Industria de Construção (Cbic), Fábio Nahuz (Sinduscon), Osvaldino Pinho (Lastro Engenharia), José Carlos Martins (Cbic), Jeová Barbosa de Oliveira (Jeová Engenharia) e Antônio Alves (Techmaster)



Trilha - O Parque Botânico da Vale realiza a partir das 09h desta quarta-feira (31) sua primeira trilha ecológica em libras, com participação de alunos e representantes do Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez (CAS), que percorrerão os 404 metros da Trilha do Angelim, onde é possível apreciar o ambiente úmido da mata ciliar, com destaque para a árvore que deu nome à trilha. O passeio inclui a Trilha dos Sentidos, com extensão de 125 metros onde se pode explorar as sensações de uuuuuutato, paladar, olfato, visão e audição.

Reconhecidas - Empregados da VLI estiveram reunidos, sábado (27), para realizar uma ação em favor da Casa de Apoio, da Fundação Antônio Jorge Dino, entidade que ajuda pacientes em tratamento com câncer e seus familiares. A Casa está vinculada ao Hospital do Câncer Aldenora Bello, também mantido pela Fundação. Os voluntários proporcionaram uma manhã de diversão para mais de 18 crianças atendidas pela instituição com recreação, contação de histórias e joguinhos e ainda entregaram kits escolares e materiais de higiene e limpeza.

Nenhum comentário: