30 de mai de 2017

Brasil poderá ser declarado pela OIE país livre de febre aftosa sem vacinação no próximo ano

GIRO ECONÔMICO

O Brasil deverá ser declarado, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio do próximo ano, país livre da febre aftosa sem vacinação. A previsão foi feita pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luis Rangel, semana passada, após receber certificado de país livre da pleuropneumonia contagiosa bovina (CBPP em inglês). 

Segundo ele, o Brasil já apresentou sua estratégia para retirada gradual da vacinação, mesmo sabendo que ela funciona como um seguro tecnológico do rebanho, mas, se o país for declarado livre da doença, é natural que seja planejada a retirada total da imunização, o que reduzirá os custos de produção.

Sobre a pleuropneumonia contagiosa, trata-se de uma doença que ataca os pulmões e a membrana (pleura) que reveste o tórax tanto de bovinos quanto bubalinos. Por ser altamente contagiosa, com taxa de mortalidade de até 50%, causa altas perdas econômicas. 

Imperatriz - O Aeroporto Renato Cortez Moreira, de Imperatriz, registrou no mês de abril deste ano um aumento de 2,1% nos embarques e desembarques de passageiros, pois foram 23.348 contra 22.853 do mês anterior, o que dá uma variação positiva de 2,1%, ou seja, o correspondente a 515 passageiros a mais. Os números são da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que registrou no estado uma soma de 137.267 contando com 113.819 do Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís.

Conab - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou nesta segunda-feira (29), no XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, realizado em Santos (SP), a utilização de dados de satélites para apoio no monitoramento e estimativa das safras agrícolas, que já vêm sendo adotados mensalmente nos levantamentos das safras de grãos, café e cana-de-açúcar, segundo o técnico da Superintendência de Informação do Agronegócio da Conab, Divino Figueiredo, que fez um resumo das metodologias.

Concessão - A Volkswagen do Brasil estaria enfrentando dificuldades para nomear um substituto da Automoto em São Luís, pois o Grupo Pervir, proprietário da Bremen, que revenda a marca, estaria pressionando para se tornar exclusiva da montadora.



Na Ação Global de sábado, o presidente da Federação das Indústrias e diretor do Sesi-MA, Edilson Baldez, entregou placa à professora Teresinha Rego, pelo seu trabalho voluntário desde a primeira edição. Também no registro, a reitorna da UFMA, Nair Portela, e a superintendente do Sesi, Roseli Ramos



Trabalhista - O relatório ao Projeto de Lei Complementar (reforma trabalhista), dado como lido na semana passada, apesar dos protestos da oposição, deverá ser votado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), nesta terça-feira (30), segundo garantias do seu presidente, Tasso Jeiressati (PSDB-CE), que promete reforçar a segurança a fim de que os parlamentares possam votar sem constrangimento, ao contrário da sessão anterior, marcada pelo tumulto criado por senadores que discordam de estar valendo o parecer. 

Aviação - Ao participar, sexta-feira (26), da reunião do Parlamento Amazônico, em Manaus (AM), o deputado Wellington do Curso (PP) criticou a diminuição de voos para os estados da região Norte e fez um apelo para que as assembleias legislativas e as bancadas estaduais na Câmara Federal e no Senado se articulem para pressionar a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a fim de que as companhias aéreas possam garantir uma melhor prestação de serviço às populações desses estados.

Nenhum comentário: