22 de jun de 2017

Avião é o meio de transporte preferido dos turistas que pretendem viajar este ano, revela pesquisa da FGV

GIRO ECONÔMICO

Pesquisa mensal do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getulio Vargas revelou crescente intenção pelo uso de automóveis durante as próximas viagens dos brasileiros. De acordo com o levantamento, 28,6% dos entrevistados devem usar o carro em suas próximas viagens, crescimento de 47% em relação a 2016, mas a maioria dos turistas (58,9%) ainda irá usar o avião para o deslocamento, um índice 6% maior que o ano anterior, que foi de 55,6%. 

O ônibus foi único meio de transporte que registrou uma queda na preferência dos turistas, passando de 17,2% em maio de 2016 para 11,8% este ano. A pesquisa, realizada em maio, ouviu mais de 2 mil famílias, das quais 21,5% afirmaram ter interesse em viajar nos próximos meses, aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2016, 18,7%.

Destes, 76,6% deverão optar por destinos turísticos nacionais. As regiões mais procuradas pelos viajantes deverão ser: Nordeste (50,8%); Sudeste (21,8%); Sul (17,9%); Centro-Oeste (7,4%) e Norte (2,1%).

Social - O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) realiza nesta próxima quinta-feira (22), a partir das 13h30, no auditório do Sebrae-MA, no bairro Jaracati, o seminário Indicadores Sociais 2017 - Ferramentas para Influenciar Políticas Públicas, em que serão apresentadas as melhores propostas para as empresas que queiram investir em políticas voltadas para o bem estar da sociedade, principalmente em socorro das comunidades mais necessitadas, proteção do meio ambiente, uso racional de água e energia etc.

Café - O Café do Ponto, que tem como franqueada em São Luís a empresária Susane Ewerton, acaba de anunciar duas novidades em seu portfólio: Especial 250g pouch, encorpado, de sabor intenso e harmonizado, produzido com o melhor da safra de cada ano, e o Aromatizados 100g pouch, combinação dos melhores grãos com aromas envolventes de amêndoas torradas e chocolate trufado. Nesta seleção, destacam-se a intensidade do café e os sabores da amêndoa torrada e do chocolate trufado.

Contenção - Ao apresentar o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018 para São Luís, o secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo Moreira, foi taxativo ao afirmar que haverá contenções de gastos, o que significa cortes, por conta da queda na receita própria da Prefeitura.














No almoço dos integrantes dos conselhos de Assuntos Legislativos e de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o empresário Cláudio Azevedo, vice-presidente da Fiema, com o senador José Serra (PSDB-SP)


Desemprego - O setor comercial foi o que teve pior desempenho na geração de empregos no mês de maio no Maranhão, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo o levantamento, o saldo foi de -932, sendo que o outro que apresentou saldo negativo foi Extração Mineral (-25), porém os demais tiveram saldo positivo, com desta para as empresas de agropecuária, que conseguiram preservar 409 postos de trabalho, o mais alto do mês (leia reportagem ao lado).

Energia - Em parceria com o Instituto de Energia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Omega Energia, que tem empreendimento de energia eólica em Paulino Neves e Barreirinhas, realiza nesta quinta-feira (22), das 08h30 às 11h30, no Hotel Brisamar, na Ponta d´Areia, em São Luís, o Workshop sobre Energias Renováveis, com o tema Sustentabilidade – Quando Meio Ambiente e Desenvolvimento Caminham Juntos, tendo como público alvo profissionais de imprensa.

Nenhum comentário: