4 de jun de 2017

Câmara Federal realiza nesta segunda-feira sessão especial para homenagear Bumba-meu-boi do Maranhão

A Câmara Federal realiza nesta segunda-feira (05), pela manhã, uma sessão especial em que será prestada homenagem ao Bumba-meu-boi do Maranhão. Com transmissão ao vivo pela TV Câmara, o evento será uma oportunidade a mais do Brasil conhecer as tradições do folclore junino maranhense, que é um dos mais ricos do país, principalmente por conta de sua diversidade e as apresentações vão mostrar dois sotaques - Orquestra, pelo Boi de Morros, e Matraca, pelo Boi de Maracanã - conforme programação dos autores da proposta, Hildo Rocha (PMDB) e Cleber Verde (PRB).

Segundo Hildo Rocha, esta é a terceira vez que o Bumba-meu-boi ocupa o plenário do parlamento federal, todas por iniciativa sua, que busca com essa homenagem divulgar para todos os brasileiros a cultura maranhense. Ele espera, desta forma, contribuir também para o fortalecimento do turismo local, haja vista estar o Ministério do Turismo com um ampla campanha de divulgação dos festejos juninos de todas as regiões.

Quem vier ao Maranhão neste período, como frisa o deputado, vai poder conhecer também um dos mais belos conjuntos da arquitetura colonial brasileiras e muitas belezas naturais, como é o caso do Parque Nacional dos Lençóis Maranheses.

A iniciativa de Cleber Verde é para marcar os mais de cem anos de um dos mais importantes grupos do folclore maranhense, o Boi de Maracanã, que tem na figura do seu cantador Humberto (já falecido) a principal referência, por ter sido autor das mais belas toadas, dentre elas e a mais famosa de todas, "Maranhão meu tesouro meu torrão".



Nenhum comentário: