8 de jun de 2017

Federação da Agricultura e Banco do Brasil debatem redução de juros para renegociação de dívidas rurais

GIRO ECONÔMICO

Executivos do Banco do Brasil e da Federação de Agricultura, além do secretário-adjunto de Agricultura, Émerson Macêdo, estiveram reunidos para debaterem o incentivo para liquidação, pelos produtores rurais, das operações de crédito rural relativas a empreendimentos localizados nas áreas de abrangência das superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Amazônia (Sudam). 

Segundo a gerente de mercado do BB, Karla Cybelly Sousa, o produtor rural deverá negociar com a instituição bancária, até o dia 31 de dezembro deste ano, para os casos de operações realizadas até 31 de dezembro de 2011, com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) ou Banco da Amazônia (Basa). A medida beneficia mais de 240 mil produtores e os valores de todas as operações somam 2,6 bilhões de reais.

De acordo com o Raimundo Coelho, a medida beneficia o produtor rural maranhense, pois muitos vão poder sair da condição de inadimplentes e voltarem a negociar novamente com as instituições financeiras. Também participaram do encontro os presidentes dos sindicatos rurais de São Domingos do Maranhão, Astolfo Seabra, e de São Mateus, José Ribamar Oliveira.

Portos - Os três portos do Maranhão movimentaram, entre janeiro e abril, 59,8 milhões de toneladas em carga, segundo o Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), e o destaque é para Ponta da Madeira, administrado pela Vale, que respondeu com 81,7% desse volume. De acordo com os números, Ponta da Madeira movimentou 48.946.474; Itaqui, 5.272.003; e Porto da Alumar, 4.828.509. No ranking dos portos organizados, Itaqui é o sexto, e entre os TUPs, Ponta da Madeira, primeiro, e Alumar décimo.

Expoema - A grande expectativa da classe rural para esta quinta-feira (08) é o anúncio do governador Flávio Dino (PCdoB) ratificando a disposição de realizar, em parceria com a Associação dos Criadores, a 60ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), em Santa Inês. O anúncio deve ser feito no lançamento do Pró Genética, programa da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que será representada pelo seu diretor Rivaldo Machado Borges Júnior, na solenidade marcada para às 14h, no Palácio dos Leões.

Vaquejada - O vice-governador Carlos Grandão (PSDB), quando deputado federal, chegou a apresentar um projeto de lei regulamentando a vaquejada, mas a reação foi tão forte por parte dos defensores de animais, que ele recuou. Nesta terça-feira (06) a prática esportiva passou a ser reconhecida pela Constituição Federal.









A diretora do Restaurante Escola Senac, Gabriela Vasconcellos, reuniu sua equipe para elaboração de um cardápio especial para a próxima segunda-feira (12), data em que será comemorado o Dia dos Namorados


Invasões  - Uma onda de invasões está deixando apreensivos proprietários de terras no Araçagi, principalmente quem tem terrenos às margens da MA 203, que será transformada num grande corredor de transporte coletivo, que vai ser integrado às avenidas dos Holandeses e Litorânea, que são extensão dessa rodovia estadual. O que mais estranha é a ousadia dos invasores, que derrubam muros e ocupam as áreas, numa declarada demonstração de que especulam sobre o que ainda pode ser desapropriado pelo Estado.

Capitania - A Capitania dos Portos atendeu recomendação do Ministério Público Federal e suspendeu o processo seletivo do Curso de Formação de Aquaviários, a fim de garantir uma divulgação mais ampla, uma vez que foram relatadas, por alguns pretendentes, dificuldades para acompanhar o resultado dos candidatos ao processo, visto que informações básicas do concurso não foram divulgadas em tempo hábil. A Capitania já elaborou novo cronograma, que inclui divulgação do gabarito da prova escrita.

Nenhum comentário: