20 de jun de 2017

Feriados do meio da semana podem ser transferidos para segunda-feira, conforme projeto do Senado

GIRO ECONÔMICO

A ideia já foi testada quando José Sarney era presidente da República, e não vingou, mas a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado deve analisar nesta terça-feira (20), a possibilidade de novamente se antecipar os feriados que caem no meio da semana para as segundas-feiras. A proposta, do senador Dário Berger (PMDB-SC), não afeta datas simbólicas como 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro e 12 de outubro, nem o Natal, o Carnaval, o Corpus Christi e a Sexta-feira Santa. A medida também não valerá para os feriados que caírem aos sábados e domingos. 

O parecer do relator Hélio José (PMDB-DF) é favorável à aprovação da proposta, que será votada em caráter terminativo. O objetivo da proposta é evitar que o excesso de feriados acabe prejudicando boa parte da semana que deveria ser dedicada ao trabalho.

Um dos setores mais beneficiados com essa mudança é o de turismo, pois vão ser criados muitos fins de semana prolongados, com a junção dos sábados, domingos e a segunda-feira, ou seja, três dias de descanso.

Rodoviários - Na manhã desta segunda-feira (19), o Sindicato dos Rodoviários, recebeu uma nova contraproposta dos patrões para reajuste salarial de motoristas, cobradores e fiscais e desta evitar uma paralisação do serviços de transporte coletivo em São Luís, que vem sendo anunciado e adiado há mais de três semanas. Os empresários estão dispostos a aumentar em até 6% esses salários, porém os novos valores só entrariam nos contracheques a partir de setembro, enquanto os empregados querem aumento pra já. 

Social - O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) realiza na próxima quinta-feira (22), a partir das 13h30, no auditório do Sebrae-MA, no bairro do Jaracati, o seminário Indicadores Sociais 2017 - Ferramentas para Influenciar Políticas Públicas, em que serão apresentadas as melhores propostas para as empresas que queiram investir em políticas voltadas para o bem estar da sociedade, principalmente em socorro das comunidades mais necessitadas, proteção do meio ambiente, uso racional de água e energia etc.

Arraial - Os flanelinhas não estão dando refresco para quem busca um arraial para se divertir nesta temporada junina, pois reivindicam os espaços públicos para si e alguns chegam a cobrar até R$ 10,00 para “vigiar” veículos.










No estande da K2 Engenharia, no Feirão do Imóvel (Fastimóvel), realizado semana passada, o arquiteto Militão Gomes Filho, Vladimir Teobaldo (K2), Tom Coutinho (Amorim Coutinho) e Edmilson Pires (Sinduscon)


Franquias - A Frango Americano acaba de criar novas modalidades de franquias que podem atender empresários de todos os segmentos. Além do Lounge, modelo que contempla um amplo restaurante, foram criados o Express, modelo de menor porte, com menos funcionários e mesas, e o Delivery, que atua com a entrega de produtos. A Frango Americano nasceu inspirada nos filmes norte-americanos, pois são comuns as cenas em que algum personagem compra baldes de coxas de frangos crocantes para alimentação rápida.

Feirinha - A realização, domingo (18), na Praça Benedito Leite (Centro Histórico), da segunda edição da Feirinha São Luís confirmou o sucesso da primeira e se não sofrer processo de descontinuidade pode se consolidar e com mais uma opção de lazer para a população e turistas. O projeto, executado pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) em parceria com o Banco do Nordeste e Governo do Estado, volta-se para comercializadas de frutas a verdura, passando por obras de arte, além de lazer.

Nenhum comentário: