15 de jun de 2017

Graça Paz destaca empenho do senador Roberto Rocha em trazer para o Maranhão uma unidade do DNOCS

Ao se pronunciar nesta quarta-feira (14), na sessão solene em que foi concedido o título de cidadania maranhense à presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, na Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada Graça Paz destacou o empenho do senador Roberto Rocha em trazer, para o Maranhão, uma unidade do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS).

O DNOCS é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Integração Nacional e com a sede da administração central em Fortaleza. No Maranhão, são de responsabilidade do órgão as barragens do Pericumã, em Pinheiro, e do Flores, entre Joselândia e Santo Antônio dos Lopes, além dos distritos de irrigação de Flores e Tabuleiro de São Bernardo.

Apesar da existência de unidades regionais do órgão em todos os estados do Nordeste, não há uma no Maranhão. “Para tratar de qualquer problema das localidades de responsabilidade da instituição, é preciso viajar à Fortaleza (CE). É uma incoerência”, disse a deputada, que destacou o empenho do senador Roberto Rocha em corrigir a situação. “A convite do senador, esteve em nosso Estado o Senhor Ângelo Guerra – diretor geral do DNOCS, que veio participar do II Seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”, em Pedreiras, após sobrevoar, com Ângelo Guerra, a Barragem do Rio Flores, o senador discutiu e acertou com ele a criação de unidade regional do DNOCS no Maranhão”.

Graça Paz também ressaltou a importância da Codevasf, para promover o desenvolvimento dos municípios maranhenses, e lembrou que é do senador Roberto Rocha o projeto de lei que propõe expandir a atuação da Codevasf, que hoje atua em 147 municípios maranhenses, para atender a todo o estado. O projeto já foi aprovado pelo senado e tramita na Câmara de Deputados com total apoio da bancada maranhense.


Nenhum comentário: