24 de jun de 2017

Pagamento do abono do PIS/Pasep estará liberado nas agências da Caixa a partir da próxima sexta-feira

GIRO ECONÔMICO

Quem trabalhou com a carteira assinada em 2015 pode ter direito a receber um dinheiro extra este ano: termina na próxima sexta-feira (30) o prazo para saque do abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). O valor pode chegar a R$ 937, patamar atual do salário-mínimo. Têm direito ao abono os trabalhadores inscritos nos programas há pelo menos cinco anos e que tenham trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2015, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. 

É necessário ainda que os trabalhadores tenham tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Até 31 de maio, 1,83 milhão de trabalhadores ainda não haviam sacado o abono, o equivalente a 7,56% do total com direito ao saque.

Segundo o Ministério do Trabalho, este é o balanço mais recente disponível. Passado o prazo para o saque, os valores não requeridos são destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). 

Ótica - O empresário Airton Oliveira, proprietário da Airton Óticas, que já conta com noves lojas – oito em São Luís e uma em Senador Pompeu, no Ceará – já confirmou presença no novo shopping center da cidade, o Golden, que será inaugurado no mês de setembro, mas diz que a rede vai se manter do mesmo tamanho, pois apenas fará o deslocamento de uma das filiais para o novo endereço e tudo indica que a ser desativa é uma das que funcionam no São Luís Shopping, onde conta com duas em operação.

Proveito - O deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) critica políticos, em especial colegas parlamentares, que, segundo ele, estão tirando proveito de obras do Governo do Estado aparecendo como responsáveis por inaugurações de hospitais, escolas e estradas; entrega de máquinas e equipamentos agrícolas, ambulâncias e viaturas de polícia; ampliação da rede de restaurantes populares; e até organização de São João e carnaval, ou seja, querem tirar os méritos do governador, que boa parte do que faz é promessa de campanha.

Só Deus - Cobrado, na Noruega, sobre o combate aos desmatamentos na Amazônia Legal, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, foi de uma sinceridade surpreendente. Segundo ele, só Deus sabe quando essa prática terá fim no Brasil.





A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, explica a turistas que visitam São Luís a magia do Bumba-meu-boi, que faz a grande diferença para São Luís na realização de festas juninas no Nordeste



Arraial - O Serviço Social da Indústria do Maranhão (Sesi), órgão vinculado ao Sistema Federação das Indústrias (Fiema), realiza neste sábado (24), Dia de São João, na unidade do Araçagi, em São Luís, sua tradicional festa junina dos industriários. Na programação, apresentações dos alunos da Escola Sesi Anna Adelaide Bello, Orquestra Filarmônica Erasmo Neves (de Rosário), Boi de São Miguel do Rosário, Cacuriá de Dona Teté, Companhia Barrica, Boi de Morros, Boi de Maracanã e Forró Pé de Serra. 

Estágio - O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) prevê a abertura de 56.660 vagas de estágio em todo o Brasil até setembro. O aumento de oportunidades nesta época do ano ocorre devido à necessidade de reposição de vagas em empresas e órgãos públicos, já que muitos contratos vencem coincidindo com a formatura de estudantes e com a efetivação de estagiários. Os jovens interessados em ingressar em estágio devem acessar o Portal do Estudante (www.ciee.org.br) para se cadastrar gratuitamente.

Nenhum comentário: