14 de jun de 2017

Vendas no comércio se recuperam no mês de abril, segundo pesquisa da Fecomércio do Rio de Janeiro

GIRO ECONÔMICO

As vendas do comércio varejista do país cresceram 1% em abril, na comparação com março, na série livre de influencias sazonais, enquanto a receita nominal do setor fechou também com crescimento de 1,3%. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (13), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento de abril acontece depois de dois meses consecutivos de queda, período em que acumulou retração de 1,6%. 

Apesar do crescimento de março para abril, as vendas do comércio fecham os primeiros quatro meses do ano com queda acumulada em termos de volume de vendas de 1,6% frente a igual período do ano passado, mas com crescimento de 1,5% no mesmo período em relação à receita nominal do setor.

Na série sem ajuste sazonal, no confronto com abril de 2016, o volume de vendas do comercio fechou com crescimento de 1,9%. Já o indicador acumulado nos últimos doze meses recuou 4,6%, registrando, porém, a menor queda desde os 5,3% de janeiro do ano passado.

Gestão - Nos dias 01 e 02 de julho será apresentado em São Luís o Método SIG - Sistema de Impacto na Gestão, adaptado para o mercado brasileiro pelo empresário cearense Moacir Sidou. A metodologia tem o objetivo de identificar deficiências em todos os setores da empresa e implantar soluções administrativas no menor tempo de espaço possível. "Trata-se de um método moderno de gestão empresarial no qual é estimulada a meritocracia associada à formação de uma equipe coesa e vibrante", diz Moacir Sidou. 

Esculturas - Entra em cartaz nesta quarta-feira (14), no Parque Botânico da Vale, no Anjo da Guarda, a exposição "Mãos que constroem: cultura popular maranhense", que reúne peças em cerâmica produzidas por artesãos de São José de Ribamar. Serão expostas mais de 80 esculturas que retratam a riqueza cultural do município maranhense. Além dos personagens que integram o Auto do Bumba-meu-boi, como o caboclo de fita e os índios, e revela o dia a dia da cidade por meio do olhar dos seus habitantes típicos.

Festas - A cidade começa a se movimentar nesta quarta-feira (14) com a abertura oficial dos festejos juninos, pelo Governo do Estado e Prefeitura, que esperam atrair para a cidade milhares de turistas até o final do mês.






Na abertura do Balaio de Sotaques do Sesc, sábado (10), o superintendente da Fecomércio, Max de Medeiro; jornalista Bruna Castelo Branco; o presidente Jose Arteiro e Tamires Frazão


Negócios - Numa ação conjunta da Associação Comercial do Maranhão, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), mantido pela Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), será realizado nesta quarta-feira, das 15h às 20h, na sede da ACM (Praça Benedito Leito - Centro), um Encontro de Negócios que contará com participação de 17 empresas operadoras na área portuária de São Luís, que vão apresentar suas demandas a quem tenciona ser fornecedor.

Embraer - A Embraer apresentou, semana passada, a maior aeronave comercial desenvolvida no Brasil, o modelo E195-E2, que fez seu voo experimental, decolando do Aeródromo Gavião Peixoto, em São Paulo, e pousando em Teresina (PI). A operação provocou grande alvoroço entre fotógrafos amadores e outros curiosos. O Aeroporto da capital piauiense foi escolhido para esta operação por reunir as condições atmosféricas e de temperatura ideais para aferir o APU (unidade de força auxiliar que fica na cauda da aeronave).

Nenhum comentário: