25 de jul de 2017

Dezoito municípios maranhenses se destacaram na geração de empregos no primeiro semestre

GIRO ECONÔMICO

No levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de junho, 18 municípios maranhenses se destacam por terem conseguido fechar o primeiro semestre com saldo positivo na geração de empregos, e os melhores desempenhos são de Balsas e Paço do Lumiar. No primeiro, houve 3.338 admissões e 3.052 demissões, de janeiro a junho, o que lhe deu um saldo de 286 empregos preservados, enquanto no segundo, das 880 admissões e 630 demissões aparece um saldo de 250 empregos preservados. 

Os demais municípios que aparecem com saldo positivo são Alto Alegre (03), Amarante do Maranhão (22), Bacabal (28), Barra do Corda (81), Bom Jardim (17), Coroatá (37), Cururupu (22), Grajaú (36), Lago da Pedra (24), Penalva (08), Santa Helena (02), Santa Luzia (29), São José de Ribamar (56), São Mateus (18), Tuntum (77), Turiaçu (09) e Tutóia (03).

A revelação desses números bate com o levantamento da Folha de São Paulo deste domingo, segundo o qual os municípios do interior, ao contrário dos grandes centros urbanos, reservam boas oportunidades de trabalho.

Diversificação - Empreendedor dos ramos pecuário, distribuição de combustíveis e gás GLP e construção civil, Antônio Hiluy Nicolau está nas tratativas finais para ingressar no segmento de automóveis, como concessionário das marcas BMW e Mini, que são representadas pela Dalcar. Segundo ele, a transação está 99% concluída e ainda esta semana deve ser fechada, já estando definido até o novo endereço da nova revenda, um ponto comercial na Avenida dos Holandeses, onde funcionou uma concessionária Suzuki.

Dia das MPEs - A partir do próximo ano, os micro e pequenos empresários maranhenses vão poder comemorar sua data, pois deve ser instituído o 9 de junho como o Dia deste segmento empresarial, conforme projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa, no último dia dos trabalhos antes do recesso parlamentar de julho. O projeto é uma iniciativa da Frente das Micro e Pequena Empresa, que busca com isto criar um dia específico para reflexões, debates e outras ações que sirvam para fortalecer as MPEs.

Inauguração - O empresário Jeová Barbosa de Oliveira, da Jeová Barbosa Engenharia, entrega nesta quarta-feira (26), mais de mil residências construídas pelo Minha Casa Minha Vida. Trata-se do conjunto Eco Marajá I e II, que será inaugurado com as presenças dos ministros de Meio Ambiente (Sarney Filho) e das Cidades (Bruno Araújo).




Antônio Hiluy Nicolau (D), no registro com José Barreto, diretor da BR Distribuidora para Maranhão, Ceará e Piauí, e a filha Sâmia, prepara-se para ingressar no ramo de automóveis como revendedor das marcas BMW e Mini



Workshop - Nesta quarta-feira (26), numa ação da Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e da OLB Advogados será realizado, a partir das 09h, no Edifício Biadene, na Ponta do Farol, o Café da Manhã Empresarial, com um workshop sobre o Programa Especial de Regularização Tributária (PERT), em que atuará como palestrante o advogado Guilherme Oliveira, especialista em Direito Tributário, que vai orientar os empresários sobre como parcelar e quitar suas dívidas tributárias.

Frustração - A Black Friday deste ano corre perigo de não ter o mesmo volume de vendas das versões anteriores por conta de uma decisão dos Correios de suspender o e-Sedex, o que estaria obrigando as empresas do e-commerce a negociarem com entregadores privados, mas os preços cobrados por estes torna o negócio menos vantajoso. Com uma dívida superior a R$ 2 bilhões e que não para de crescer, a estatal está passando por uma reestruturação que envolve fechamento de agências, demissões e extinções de serviços.

Nenhum comentário: