26 de jul de 2017

Favela do Samba escolhe movimento comunista para seu enredo de 2018, inspirada em obra do pai de Flávio Dino


Não é de hoje que se especula que resultado de desfile de escolas de samba em São Luís depende muito de quem está no poder político, seja na Prefeitura ou no Governo do Estado, e se isto for verdade a Favela do Samba deu um grande passo para ser a campeã do carnaval de 2018, pois escolheu para enredo um dos movimentos mais emblemáticos do comunismo no Brasil: A Coluna Prestes, liderada pelo líder do PCB Luís Carlos Prestes, em sua passagem pelo Maranhão. Leia reportagem em Maranhão Hoje.

Para contar essa história, a direção da escola de samba recorreu ao livro A Coluna Revolucionária Prestes a Exilar-se, de autoria do jornalista, advogado e político Sálvio Dino, membro das academias de Letras do Maranhão e de Imperatriz.

Trata-se do pai do governador Flávio Dino (PCdoB), que é apontado hoje como uma das maiores lideranças comunistas do Maranhão, depois de Maria Aragão, e do Brasil, por ter conseguido pela primeira vez, em 2015, levar o partido ao Poder Executivo de um estado.

Especulações à parte, é claro que a Favela do Samba vai montar um bom desfile até para que não decepcione, com este instigante enredo, além dos sambistas e amantes do samba, a comunidade do bairro Sacavém e, principalmente, a militância do PCdoB e seus membros que estão pregando a realização de um governo diferente, ainda mais sendo esta ação liderada pelo filho de quem escreveu a obra que inspirou tão oportuno enredo.

Nenhum comentário: