20 de jul de 2017

O município com melhor desempenho na geração de empregos no Maranhão é Balsas, segundo o Caged

GIRO ECONÔMICO

Balsas, onde estão as maiores empresas agrícolas do estado, é o município maranhense que tem o melhor desempenho na geração de empregos no Maranhão, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta segunda-feira (17) pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTE). De acordo com a estatística, o saldo de junho foi de 96 empregos preservados, enquanto nos seis meses do ano tem um acumulado positivo de 286 e nos últimos 12 meses, manteve 520 postos de trabalho. Leia reportagem em Maranhão Hoje.

O bom desempenho de Balsas espelha os dados do Caged por setores, pois a agropecuária teve o segundo melhor desempenho, com 765 empregos preservados, atrás apenas da construção civil, que manteve 867. Somente este ano, as contratações em Balsas somaram 3.338, enquanto as demissões chegaram a 3.052. Em 12 meses, o município gerou 6.486 empregos e foram dispensados 5.965.

A expectativa é que o município mantenha este ritmo de manutenção de empregos, pois tão logo seja encerrada a colheita de soja, os agricultores vão começar plantio de milho, ou seja, os campos agora têm ocupação permanente.

Siderurgia - A crise do setor de ferro-gusa, que das sete empresas existentes no Maranhão conta com apenas duas em operações (Viena e Ferro Oeste) foi espelhada nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de junho, pois Açailândia, maior polo guseiro maranhense, aparece com um acumulado de 3.073 postos de trabalho desativados em 12 meses, resultado de 6.486 admissões e 5.965 dispensas. O pior é que é o problema de difícil solução, já a recuperação do setor depende do mercado externo.

Gran Luxe - A divisão das instalações da Gran Car, ex-concessionária da Hyundai Brasil (HB20), para abrigar as revendas das marcas Citröen e Peugeot é temporária, segundo informa o Ângelo Gusmão, ex-diretor comercial do Grupo Luz, ao qual a empresa pertence, pois a expectativa é que ainda no primeiro semestre do próximo ano seja inaugurado também na Avenida dos Holandeses o grande lojão Gran Lux, para onde serão levadas também as revendas da Hyundai importados e dos caminhões chineses Foton.

Revista - Em crise financeira que pode levar ao seu fechamento, a Carta Capital apelou para a senadora Gleise Hoffmann, presidente nacional do PT, para ser sua garota-propaganda e ela caiu em campo pedindo que militância faça assinaturas da revista, que, segundo ela, está dificuldades por culpa de Michel Temer.

Na abertura do roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste, em Recife (PE), o presidente da Fiema, Edilson Baldez, com os presidentes das Federações das Indústrias do Rio Grande do Norte, Amaro de Araújo; Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade; da Paraíba, Francisco Benevides Gadelha; e de Pernambuco, Ricardo Essinger


Agronegócio - Os interessados em participar da seleção para o Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) podem fazer suas inscrições até esta quinta-feira (20), portal http://etec.senar.org.br/. e as provas serão aplicadas até sábado (22/), mas quem deixa para fazer inscrição na última hora corre o risco de não conseguir vaga para o exame, que é presencial, feito em computador disponibilizado no polo de escolha do candidato, em data e horário definidos no ato da inscrição. 

Holandeses - Uma das principais vias de São Luís, a Holandeses, mesmo com o anúncio de que em breve passará por uma readequação para se tornar pista de via única, continua sendo o endereço preferido para novos empreendimentos em São Luís e vários empresários que querem iniciar construções na área correm contra o tempo a fim de juntar licenças e outros documentos oficiais a fim de garantir financiamentos bancários. O otimismo aumentou após o prefeito Edivaldo Holanda Júnior dizer que facilitará licenças de obras.

Nenhum comentário: