25 de jul de 2017

Parceria entre Estado e Prefeitura não cheira bem. É o que sugere imagem de Dutra no site oficial de São Luís

O que lhe sugere esta foto à esquerda, leitor? A primeira impressão, óbvia nestes tempos de manipulação nas redes sociais, é que trata-se de uma montagem, mas não é.

É bem possível também que o gesto do prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (E), não seja um indicativo de que alguém está cheirando mal, tenha cometido uma indelicadeza ou esquecido de escovar os dentes antes de ir a este ato ou ainda que o ambiente estava fétido, pois pode ter sido uma coriza, uma proteção do nariz contra a poeira (afinal de contas, a foto foi tirada na inauguração de uma das mais importantes obras da parceria Estado-Prefeitura de São Luís, uma rotatória no cruzamento da Avenida Guajajaras e a Estrada de Ribamar).

Seja qual for a situação, o incrível é que esta foto, com todos os indicativos de  maldades, ilustra o site oficial da Prefeitura Municipal de São Luís e parece que  nunca foi notada ou tenha despertado a curiosidade de alguém na Secretaria de Comunicação Social do Município (Secom).

Observe na outra foto ao lado a página de abertura do portal do governo municipal - www.saoluis.ma.gov.br - para verificar ela inteira, mostrando o momento em que Domingos Dutra, o presidente da Agência Metropolitana (Pedro Lucas), o governador do Estado (Flávio Dino), o prefeito de São Luís (Edivaldo Holanda Júnior), o secretário estadual de Infraestrutura (Clayton Noleto) e alguns batedores de palmas festejam mais uma realização em favor da população.

Estão num grande evento, que, claro, merecia um belo registro e até que teria sido, não fosse essa falha, não de quem clicou, tampouco somente de quem escolheu ou editou, mas de quem é pago para zelar pela imagem do prefeito, pois passa a impressão de quem alguém está remando em sentido contrário na canoa do prefeito.

Não precisava nem de perícia em Photoshop ou outros recursos para edição de imagens, pois um simples corte na foto, já que não haveria outra para ilustrar a felicidade dos atores ali presentes, para evitar tamanha gafe e não expor tanta gente importante a interpretações maldosas, pois bastaria um corte, como mostra esta terceira ilustração, amadoristicamente editada pelo jornalista.

Já que isto não preocupa ninguém na Prefeitura, que se minimize pelo menos o que a imagem (os chineses dizem que uma substitui mil palavras) transmite: Domingos Dutra está achando que esta parceria entre Estado e Prefeitura de São Luís não cheirando bem ou que isto ainda pode acabar...

Nenhum comentário: