28 de ago de 2017

Bancos não abrem as portas no Maranhão nesta segunda-feira, pois é feriado pela passagem do Dia dos Bancários

GIRO ECONÔMICO

Os estabelecimentos bancários estão proibidos de funcionar na próxima segunda-feira (28), porque a data é considerada feriado estadual, conforme Lei 10.100, de autoria do deputado Bira do Pindaré (PSB) e sancionada pela ex-governadora Roseana Sarney (PMDB). Num comunicado em sua página na internet -www.bancariosma.org.br – o Sindicato dos Bancários do Maranhão informa que não haverá expediente nas instituições financeiras, porque “o 28 de agosto é feriado bancário, no Maranhão”, ou seja, vão funcionar no restante do país. 

Trata-se de um feriado exclusivo de uma categoria, porque neste data comemora-se o Dia do Bancário, mas que afeta toda a população, já que apenas os caixas eletrônicos e as casas lotéricas vão estar disponíveis para quem precisa desse serviço, não sendo possível o atendimento presencial.

Para a diretoria do Sindicato dos Bancários, “o feriado é um reconhecimento à contribuição que a categoria bancária tem proporcionado ao crescimento do Maranhão e do país”. A lei partiu de um projeto de lei do ex-presidente do SEEB-MA, Bira do Pindaré.

Conselho - O Conselho Deliberativo (Condep), criado pela Medida Provisória 238 do Governo do Estado para acompanhar a política de incentivos fiscais, poderá ter a presença de um representante da iniciativa privada, pois, por sugestão do deputado Eduardo Braide (PMN), a Federação das Indústrias (Fiema) deverá ter assento neste colegiado, que, pela proposta inicial, é formado apenas por membros de órgãos do Estado, as secretarias de Indústria e Comércio, de Fazenda, de Planejamento e de Trabalho.

Lançamento - O juiz Francisco Soares Reis Júnior lançou, quinta-feira (24), na Livraria Leitura do São Luís Shopping, no Jaracati, o livro “Dez anos do Conselho Nacional de Justiça – a experiência de accountability adotada pelo CNJ nos tribunais de justiça estaduais”. A obra é resultado das pesquisas realizadas pelo magistrado para sua dissertação de mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em que interpreta os resultados obtidos pelos mecanismos de controle dos tribunais estaduais.

ICMS - Ao baixar o ICMS de grãos para 2%, o Governo do Estado esqueceu dos produtores de arroz, ou seja, foram privilegiados apenas os de milho e soja, mas a Secretaria de Fazenda já sinalizou que pode emendar o texto legal para que estes também sejam beneficiados.






Prestigiando o lançamento do livro do juiz Francisco Soares Júnior, a juíza Oriana Gomes e os desembargadores Nelma Sarney e Cleones Cunha, presidente do Tribunal de Justiça


Barragem - Não é obra para começar nos próximos dias, mas o anúncio da construção de uma barragem para conter a erosão do rio Grajaú e devolver as condições de navegabilidade e trazer de volta a produção pesqueira foi recebido com entusiasmo pelos participantes do seminário sobre revitalização das nascentes dos rios maranhenses, realizado nesta sexta-feira na cidade de Grajaú. Organizador do evento, o senador Roberto Rocha (PSB) disse que a obra será construída pelo Departamento Nacional de Obras contra Seca (Denocs).

Expoema - A Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) já providenciou, com recursos próprios, a capina do Parque Independência e espera começar, ainda na próxima semana, após liberação do patrocínio de R$ 1,3 milhão pelo Governo do Estado, a recuperação dos prédios que serão distribuídos entre expositores para funcionarem como estandes. Todos tiveram portas, telhados, louças de cozinha e banheiro, lâmpadas etc roubados, mas a Ascem promete colocá-los em perfeitas condições de funcionamento.

Nenhum comentário: