5 de ago de 2017

Caminhões de todo o país passam a ser equipados com sistema identificação eletrônica a partir deste mês

GIRO ECONÔMICO

A partir deste mês, as transportadores já podem instalar a identificação eletrônica nos veículos cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas RNTRC), a chamada tag, que é uma exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Até setembro, todos que desejarem poderão se adequar à nova norma e depois disto, deverão seguir um cronograma definido pela Agência, que para o Maranhão está previsto para o mês de outubro. A tag é um chip que emite sinais de radiofrequência. 

Quando o veículo passa por pontos de leitura, um sistema reconhece as informações do veículo na base de dados da ANTT. Além disso, automaticamente, outros dados relacionados ao caminhão são identificados, como documentos fiscais ou informações de trânsito.

A partir de setembro, o cronograma de instalação será dividido por grupos: 1 - Distrito Federal e de Goiás; 2 - Minas Gerais; 3 - São Paulo; 4 - Rio de Janeiro e Espírito Santo; 5 - Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; 6 - Paraná e Santa Catarina; 7 - Rio Grande do Sul forma; e 8 para os demais estados.

Conciliação - De segunda (07) a sexta-feira (11), a Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial do Maranhão realiza, na Associação Comercial, em São Luís, a Semana de Conciliação, a fim de garantir às empresas, em especial das micro e pequenas que têm dificuldades de acesso à Justiça, solução mais célere, eficiente e baixo custo de seus conflitos. O evento é promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil, em parceria com o Sebrae Nacional e Federação das Associações Empresariais (Faem).

Abav - Já estão abertas as inscrições para visitantes da 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa, que serão realizados de 27 a 29 de setembro, em São Paulo. Trata-se do evento de negócios do Turismo no Brasil. Os filiados da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) têm direito à gratuidade (para inscrições antecipadas ou nos dias do evento), além de cinco ADs 90 por CNPJ, que garantem descontos em voos para inscritos fora da capital paulista.

Consórcio - Levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) aponta que as vendas de novas cotas de consórcios cresceram 7,8% nos primeiros seis meses deste ano em comparação a igual período de 2016. Foram vendidas 912,5 mil unidades de janeiro a junho de 2017, contra 846,3 mil no ano passado. 




Na comemoração dos 28 anos de fundação do Hospital São Domingos e sua certificação internacional de acreditação, pela canadense Qmentum, o superintendente regional do Bradesco, João Carlos Lopes, e o gerente Alberto Mota, com o proprietário do HSD, Hélio Mendes



Aplicativo - Ficou para a próxima semana uma nova rodada de negociações entre a Promotoria de Defesa do Consumidor e a Câmara Municipal sobre a liberação do aplicativo Uber em São Luís, que foi proibido por lei municipal de autoria da ex-vereador Luciana Mendes. O vereador Astro de Ogum, no entanto, já manifestou ser contra a controladora do serviço não recolher impostos para o município, mas espera que Câmara, Prefeitura, Ministério Público e Poder Judiciário encontrem uma saída para o problema.

Empréstimos - Levantamento da Lendico, plataforma online de empréstimo pessoal, revela que, em julho, os principais motivos pelo qual o consumidor procurou dinheiro extra foram aquisição de veículos (aumento de 86%), compra de eletrodomésticos (aumento de 166,16%), férias e viagens (aumento de 51,07%) e reforma ou mudança (aumento de 51,3%). Além dos pedidos pessoais, houve crescimento de pedidos de empréstimo (11%) de pessoas físicas para abertura de negócio ou para investir na própria empresa.

Nenhum comentário: