27 de ago de 2017

Com aumento da safra de cana, produção de açúcar no Maranhão será 70,1% a mais do que em 2016

GIRO ECONÔMICO

A produção de açúcar no Maranhão deve aumentar 70,1% este ano, com o beneficiamento de 19,1 mil toneladas contra 11,6 mil do ano anterior, ou seja, 8,1 mil toneladas a mais. É o que revela a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com estimativa de safra de cana divulgada na última quinta-feira (24), na qual prevê para o estado uma colheita de 45,460 milhões de toneladas, 9,7% a mais que a do ano passado, que foi de 41,437 milhões de toneladas. 

De acordo com a Conab, o aumento se dá apesar da diminuição da área plantada, que foi 39,4 mil hectares em 2016 e este ano de 38,4 mil, ou seja -2,4%, porém houve aumento na produtividade de 14%, pois foram, ano passado, 47.822 quilos por hectare na safra passada e 51.170 na deste ano.

Da produção de cana deste ano, 159 mil toneladas serão destinadas para produzir açúcar, ou seja, 67,1% a mais do que em 2016, quando foram destinadas 95,2 mil toneladas. Já para a produção de álcool, serão 1,891 milhão de toneladas enquanto ano passado foram 1,747 milhão. Com esta destinação, vão ser 120,285 milhões de litros de etanol anidro e 20,050 milhões de hidratado.

Compliance - Os advogados Luiz Augusto Guterres e Alexandre Fragoso são os coordenadores de uma palestra sobre Compliance e Anticorrupção, que será realizada em São Luís dia 11 de outubro, na Federação do Comércio, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O objetivo é proporcionar aos participantes uma visão sobre a nova cultura empresarial que está sendo implantada no Brasil através das organizações representadas pelos empresários com o envolvimento dos trabalhadores.

Aniversário - Será realizada nesta quarta-feira (30), na Associação Comercial do Maranhão, a solenidade de premiação do armarinho A Moderna, que está há mais de 97 anos de funcionamento com o mesmo CNPJ e o mesmo endereço, na Rua Grande (Centro), e a entrega da Medalha João Gualberto da Costa, maior comenda da entidade, a Fernando Elias Mouchereck, professor, regente do Coral de São João. As homenagens fazem parte da programação de aniversário da entidade, que está completando 163 anos.

Aplicativo - O Sindicato dos Taxistas anuncia para breve o lançamento de um aplicativo para fazer frente ao Úber. A grande diferença vai ser o preço a ser pago por chamada, pois enquanto no concorrente paga-se 20% do valor da corrida, para o táxi haverá uma tarifa única de R$ 1,50.






O deputado Eduardo Braide (E) prestigiou o lançamento do livro Notáveis Advogados, de autoria do presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA), João Batista Ericeira, que é membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas



Feriado - Pela lei federal que instituiu feriados no Brasil, cada estado tem direito a um, mas no Maranhão, dois, pois além do 28 de julho, Dia da Adesão à Independência, desde 2015 cumpre-se o do Dia do Bancário, que, mesmo sendo voltado para apenas uma categoria, afeta toda a sociedade, pois nesta data, que cai na próxima segunda-feira, bancos ficam proibidos de funcionar. A situação poderia ser pior se no Dia do Médico hospital fechasse, no Dia do Motorista ônibus não rodasse e no Dia do Garçom bares e restaurantes não abrissem.

Gráfica - Roberto Carlos Moreira reúne convidados quinta-feira (31), no Grand São Luís Hotel, em São Luís, para a solenidade de recebimento, pela sua empresa, a Sete Cores, do Prêmio Norte e Nordeste de Excelência Gráfica José Cândido Cordeiro, conferido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf). Na oportunidade, fará um retrospecto de sua atuação neste segmento industrial, desde quando era dono da Aquarela, e fará a apresentação do seu portfólio e investimentos para modernizar seu serviço.




Nenhum comentário: