23 de ago de 2017

Desemprego é um dos principais motivos para alto endividamento dos brasileiros, revela pesquisa do SPC

GIRO ECONÔMICO

Levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais revela, pelo terceiro ano consecutivo, o desemprego como a principal causa da inadimplência no Brasil. Dentre os consumidores que possuem contas em atraso, mais de um quarto (26%) culpa a perda do emprego, percentual que sobe para 27% quando considerado somente os indivíduos das classes C, D e E. Em anos anteriores, ele respondia por 33% (2015) e 28% (2016) como principal causa da inadimplência, percentuais que representam estabilidade em relação ao dado deste ano. 

Outros motivos que motivaram a inadimplência são a diminuição da renda (14%), falta de controle financeiro (11%) e o empréstimo de nome a terceiros (5%). Um dado que chama a atenção é que na comparação com 2016 (9%) e 2015 (7%), houve do empréstimos em nome de terceiros.

“Isso se deve, provavelmente, ao fato de que, em contraste com um passado recente, quem emprestava o nome, agora, compartilha das mesmas dificuldades de quem pedia o nome emprestado”, afirma o educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli.

Inclusão - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), órgão vinculado ao Sistema Federação das Indústrias, numa ação do Programa de Ações Inclusivas (PSAI), realiza nesta quarta-feira (23), na Casa da Indústria Albano Franco, a III edição estadual do Fórum Senai de Inclusão: diversidade social e profissional das Pessoas com Deficiência (PcD). Constam da programação, palestras com especialistas no tema, além de casos de sucesso. Ação é gratuita e voltada à discussão do mercado de trabalho para PcD.

Agências - O Banco da Amazônia pode abrir novas agências no Maranhão, depois da desativação de três – duas em São Luís (Calhau e São Cristóvão) e uma em Açailândia – segundo declaração do superintendente estadual, Gilberto Pires. De acordo com ele, ainda não estão definidas quais municípios que poderão receber essas unidades, pois o banco faz a análise e somente depois que é confirmada a viabilidade escolhe o local, pois, como qualquer outra empresa, o que conta nestes projetos é o retorno do investimento.

Salário - O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, publicou um vídeo em redes sociais para dizer que são falsas as notícias sobre redução do salário mínimo. “Não é verdade que o governo reduziu o salário mínimo”, disse, acrescentando que o valor em vigor neste ano é de R$ 937 e para 2018 valerá o que está na lei. 



Na reunião dos dirigentes dos três poderes, segunda-feira (21), na Assembleia Legislativa, para comemoração do seu aniversário, o deputado Humberto Coutinho fazendo um agradecimento sob o olhar atento do desembargador Cleones Cunha, presidente do Tribunal de Justiça


Advogados - O advogado João Batista Ericeira, presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA) e membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, além de colaborador de vários veículos impressos, dentre eles a revista Maranhão Hoje, autografa nesta quarta-feira, às 18h, no Hotel Luzeiros, mais um livro de sua autoria, Notáveis Advogados, reunião de artigos de sua autoria em
que fala da vida pessoal, intelectual e das ideias de diversos renomados advogados, dentre eles Rui Barbosa, Sobral Pinto, Evandro Lins e Silva etc.

Lojistas - O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), Fábio Ribeiro, anuncia para breve, provavelmente ainda no próximo mês, a abertura de um posto de atendimento estendido da entidade no bairro da Cohab-Anil, mais precisamente no Dal Plaza Center, empreendimento do Grupo Dalcar, onde funcionar um Centro de Treinamento voltado para a oferta de cursos e eventos de capacitação em todos os níveis e áreas do varejo, tanto para os empresários do setor quanto para os seus colaboradores.

Nenhum comentário: