1 de ago de 2017

Estrada de Ferro Carajás transportou mais de 80 milhões de toneladas nos primeiros seis meses de 2017

GIRO ECONÔMICO

A Estrada de Ferro Carajás movimentou 80,4 milhões de toneladas de minério de ferro e carga geral no primeiro semestre de 2017. O minério de ferro foi o principal produto transportado pela ferrovia, totalizando 78,5 Mt no período. No Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, foram embarcadas 76,7 milhões de toneladas de produtos e deste total, 76,2 mil toneladas correspondem ao transporte de minério de ferro. Para suportar as operações locais, a Vale desembolsou um total de US$ 910 milhões no Maranhão, entre janeiro e junho de 2017, um acréscimo de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Desse montante, US$ 28,7 milhões foram destinados à área socioambiental no período. O Sistema Norte, que compreende as operações de Carajás, Serra Leste e S11D, atingiu recorde de 41,5 Mt no segundo trimestre de 2017 (2T17), ficando 15,3% maior do que no primeiro trimestre de 2017 (1T17).

Como resultado do rampup de S11D, que está avançando conforme o planejado, da melhora na performance operacional e da sazonalidade climática no 1T17. A produção foi 13,7% maior do que no 2T16 devido ao start-up de S11D que ocorreu no 4T16.

Comércio - O levantamento de intenção de consumo para o Dia dos Pais em São Luís, realizado pela Federação do Comércio, demonstrou que 55,8% dos consumidores pretendem ir às compras em função da data comemorativa. Entre os produtos de maior procura, destaque para vestuário com 44,2% da preferência, seguido dos calçados (14,3%), perfumaria (11,2%), relógios (8,6%) e materiais esportivos (7,9%). Com isso, evidencia-se que 86,2% das intenções de compras estarão concentradas nesses cinco produtos.

Shopping - Um segundo shopping metropolitano poderá ser construído em breve na Ilha da São Luís, num projeto do mesmo grupo empresarial, Canopus, que criou o primeiro, o Pátio Norte, próximo ao Maiobão. O segundo será na área do Araçagi, onde a empresa deverá começar o empreendimento com a construção de mais uma loja supermercadista em parceria com o Mateus Supermercados, e o projeto visa a alcançar o público que está migrando para esse bairro que fica nos territórios de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Dívidas - O volume de empresas com contas em atraso segue crescendo no país, segundo indicador de inadimplência de pessoa jurídica calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Em junho deste ano, houve uma alta de 4,05% na comparação com junho de 2016.















Na inauguração do Affari Café, quinta-feira da semana passada, dia 27, no Marcus Barbosa Inteligent Office (MBIO), o empresário Jeová Barbosa de Oliveira com a esposa, Maria da Graça, e o filho Joaquim Neto



Recall - O atendimento à convocação das fábricas para reparo de falhas de segurança em veículos (recall) pode se tornar obrigatório. Projeto de lei em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado determina que o Licenciamento Anual do veículo incluído em lista de recall somente será expedido após a apresentação do comprovante oficial de que o reparo foi feito. A medida, segundo o autor do projeto, deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), visa a garantir a segurança de usuários dos veículos. 

Telefonia - As empresas de telefonia poderão ser obrigadas a garantir cobertura do sinal de telefones celulares ao longo das rodovias federais e estaduais. A obrigação consta de projeto do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) que está pronto para ser votado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado. O relator do PLS 05/2017, senador Otto Alencar (PSD-BA), afirma que um celular funcionando plenamente nas rodovias é essencial para a segurança dos viajantes.

Nenhum comentário: