25 de ago de 2017

São Domingos realiza neste sábado em dois shopping centers ações sobre reanimação pós parada cardíaca

Equipes do Hospital São Domingos estarão realizado neste neste sábado (26), data em que se comemora o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, das 10h às 22h, no Rio Anil Shopping, no bairro do Turu, e Shopping da Ilha, no Maranhão Novo, ações para sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância de saber reanimar vítimas em parada cardiorrespiratória (PCR). De acordo com o coordenador do Centro de Simulação Realística do HSD, Dr. Luís Carlos Bernardino Junior, a grande importância do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar é a difusão entre a população das técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), procedimento que pode salvar vidas.

"O socorro imediato, com a reanimação da pessoa com PCR é fundamental para salvar sua vida, pois a cada minuto sem a realização da RCP, a vítima perde-se até 10% das chances de sobrevivência, ou seja, não dá tempo de esperar a equipe de resgate para só então iniciarem as manobras. É importante que todos saibam as técnicas básicas de RCP para socorrer a vítima até a chegada da equipe de resgate", explica o médico.

E são exatamente essas técnicas básicas que serão mostradas durante a ação por médicos e estudantes das instituições promotoras. Serão utilizados manequins de reanimação para demonstrar à população como se comporta o corpo durante uma RCP. Os visitantes também como devem fazer a compressão cardíaca utilizando-se somente as mãos. Leia reportagem em Maranhão Hoje.

Nenhum comentário: