22 de ago de 2017

Produto Interno Bruto recua 0,24% no segundo trimestre deste ano, segundo Fundação Getúlio Vargas

GIRO ECONÔMICO

O Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país), recuou 0,24% no segundo trimestre deste ano na comparação com o primeiro trimestre. A informação é do Monitor do PIB, divulgado nesta segunda-feira (21), no Rio de Janeiro, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo a pesquisa, no primeiro trimestre o PIB tinha registrado alta de 0,99%. Na comparação com o segundo trimestre de 2016, o recuo foi ainda maior: 0,30%. 

O principal destaque negativo neste tipo de comparação foi a queda de 1,8% da indústria, influenciada pela redução de 7,4% do setor da construção. Sob a ótica da demanda, os investimentos tiveram um recuo de 5,1%. Por outro lado, o consumo das famílias avançou 0,6%, depois de nove trimestres consecutivos de queda. O resultado positivo foi influenciado pelos consumos de bens duráveis (3,8%), semiduráveis (7,3%) e não duráveis (0,5%).

Analisando-se apenas o mês de junho, o PIB cresceu 2,65% na comparação com maio, depois de uma queda de 5,79% na passagem de abril para maio.

Viadutos - Para aumentar a segurança de pedestres e motoristas que necessitam transpor a Estrada de Ferro Carajás (EFC), a Vale está construindo viadutos ao longo dos 973 Km de extensão. Desde 2013 até este ano foram construídos 23 viadutos em 10 municípios maranhenses que estão na área de influência da EFC, entre os quais Igarapé do Meio, Pindaré Mirim, Tufilândia, Miranda do Norte, Alto Alegre do Pindaré, Santa Inês, Santa Rita, Açailândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca. 

Substituição - Todos os pontos comerciais em que funcionavam lojas da rede Big Ben em São Luís já estão passando por reformas e ganharam a cor azul, sinal de que serão ocupadas por outra gigante do setor varejista de medicamentos, Globo. No bairro do João Paulo, a rede contará com uma farmácia em frente a outra a fim de pegar clientes que transitam nos dois sentidos da Avenida São Marçal, mas em outros bairros, como é o caso do Renascença, não haverá concorrência em lojas da mesma marca.

Proibição - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, distribuição, comercialização e uso do produto do estimulante sexual Spermopower em todo o país. De acordo com a resolução, também está proibida a divulgação desse produto, tanto pelo site quanto por qualquer outro meio de comunicação. 











O presidente da Fiema, Edilson Baldez, e a superintendente regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Roseli Ramos, recepcionam nesta terça-feira às 15h30 os parceiros da Ação Global deste ano para agradecerem o apoio para o sucesso do evento deste ano


Assembleia - O Conselho Superior da Associação Comercial do Maranhão tem reunião agendada para a tarde desta terça-feira (22) quando vai deliberar, dentre outros temas da pauta, sobre a definição da data em que será realizada a assembleia geral para aprovar as mudanças no estatuto da entidade, que prevê a prorrogação dos atuais mandatos dos diretores, que passam de dois para três anos, sem direito a reeleição para o presidente. Com isto, a eleição marcada para dezembro de 2018 será adiada para o mesmo mês de 2019.

Taxistas - Os motoristas autônomos que atendem pelo aplicativo Uber nunca faturaram tanto quanto na manhã desta segunda-feira (21), dia em que a cidade ficou parcialmente paralisada por conta do protesto de taxistas nas imediações da Câmara Municipal, no Centro Histórico, provocando bloqueio das principais vias da cidade que se estendeu até os bairros da Alemanha, João Paulo, Anil e Anjo da Guarda. Sem meios de locomoção, por falta de ônibus e táxi, quem precisava de transporte só tinha uma alternativa: Uber.

Nenhum comentário: