17 de ago de 2017

Relator da CPI que investiga contratos suspeitos do BNDES, Roberto Rocha, define sua pauta de trabalhos

GIRO ECONÔMICO

O plano de trabalho da CPI do BNDES foi apresentado, terça-feira (15), pelo relator da comissão, Roberto Rocha (PSB-MA), que detalhou estarem as ações divididas em três fases: de 21 a 31 de agosto, audiências públicas com especialistas; de 1º ao dia 30 de setembro, oitivas com membros da Comissão; e após essas etapas, elaboração e votação do relatório. Roberto Rocha ressaltou que a programação foi elaborada após a realização de reuniões com técnicos de diversos órgãos e consultores do Senado. 

O relator propôs que a CPI investigue somente os fatos que forem objeto de requerimento aprovado pela comissão. O senador explicou que o requerimento deve especificar se a investigação será feita diretamente pela CPI ou, indiretamente, com o auxílio de outros órgãos públicos e ressaltou a importância do colegiado trabalhar com zelo nas investigações.

As reuniões da comissão serão realizadas, preferencialmente, as terças e quartas-feiras a partir das 14 horas. A CPI do BNDES foi instalada no dia 2 de agosto e tem 180 dias para concluir os trabalhos.

Salário - A revisão das projeções econômicas para 2018 levou o governo a reduzir o salário mínimo para o próximo ano. O valor de R$ 979 que consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) passará para R$ 969 durante a elaboração do Orçamento. A redução ocorreu por causa da queda na projeção de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2017. No fim de julho, o governo tinha revisado a estimativa para a inflação oficial de 4,3% para 3,7%.

Feirão - A General Motors realiza, desta quinta-feira (18) a sábado (20), um feirão no Jaracati Shopping, no bairro do mesmo nome, oportunidade em que estarão sendo comercializados veículos de todos os modelos em condições especiais de financiamento. Com esta ação, a montadora dá como iniciadas as operações da sua nova concessionária em São Luís, a Tudo Chevrolet, pertencente ao Grupo Saga, que deve inaugurar oficialmente sua loja ainda este mês, no mesmo centro comercial.

Engenheiros - O Uniceuma reuniu importantes professionais da área de Engenharia com a edição do projeto Grandes Encontros: O Perfil do Engenheiro e o Mercado de Trabalho, oportunidade que tiveram de mostrar os alunos sobre as experiências que têm no mercado de trabalho e como sua formação contribuiu para alcançarem o sucesso.





No encontro promovido pelo Uniceuma com engenheiros, no Uniceuma, Berilo Macedo (Senge), Fábio Nahuz (Sinduscon), Edilson Baldez (Fiema), Zeca Belo (Sindcor), Saulo Martins (reitor do Uniceuma) e Pedro Dantas da Rocha Neto (consultor de pós-graduação do Ceuma) 



Bacabeira 
- A prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, participou terça-feira (15) de uma reunião da comitiva da comitiva chinesa que vai ao Maranhão para aprofundar investimentos no setor de siderurgia e outros segmentos no estado e que terá seu município como sede dessas empresas. O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, de olho na transformação de seu município numa cidade inteligente, também participou do encontro e disse que a instalação do empreendimento será a redenção econômica para a região.

Reforma - A Federação das Indústrias, em parceira com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), promove nesta quinta-feira (17), a partir das 19h, uma palestra sobre a Reforma/Reengenharia Tributária e Tecnológica, em tramitação no Congresso Nacional, com o relator da comissão especial do projeto na Câmara dos Deputados, Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que apresenta modelo de tributação como instrumento de desenvolvimento econômico sustentável e inclusão social como distribuição de renda.

Nenhum comentário: