24 de ago de 2017

Relator da Reforma Tributária apresenta sua proposta para simplificação da cobrança de impostos no Brasil

GIRO ECONÔMICO

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que esteve semana passada em São Luís para debater a reforma tributária, apresentou, terça-feira (22), em audiência pública na Câmara Federal, em Brasília (DF), a primeira versão de sua proposta para simplificar a legislação sobre cobrança de tributos. A minuta de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevê a extinção de uns, sobre consumo, e o aumento gradativo de outros impostos, sobre renda e patrimônio. 

O objetivo, segundo Hauly, que é o relator na comissão presidida por Hildo Rocha (PMDB-MA), é melhorar a eficácia da arrecadação, com menos burocracia. Hauly defende em sua proposta a extinção de dez tributos que incidem sobre o consumo, como os programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e salário-educação.

“Com a simplificação e a cobrança eletrônica, o Brasil vira atração mundial novamente de investimentos”, avalia o parlamentar.

Compem - O presidente do Conselho Temático de Micro e Pequena Empresa da Federação das Indústrias (Compem), Celso Gonçalo, reuniu o secretário de Governo, Antônio Nunes; o gerente de Mercado do Banco do Brasil, Danilo Batista; o superintendente da Fiema, Albertino Leal; e o presidente da Junta Comercial, Sergio Sombra, para um debate sobre Programa Juro Zero, lançado pelo Governo a fim de garantir crédito a micro e pequenos empresários e microempreendedores individuais, que tem grande aceitação no mercado.

Aeroporto - O Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado registrou em julho movimento de 148.934 embarques e desembarques de passageiros, mais de 24 mil na comparação com junho, quando passaram por ele 124.217, ou seja, uma variação de 19,90%, e mais de 7 mil na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando o movimento foi de 141.025 passageiros, isto é, aumento de 5,60%. No acumulado do ano, o Cunha Machado tem 908.33 embarques e desembarques contra 928.207 de 2016, ou seja, -2,13%.

Táxi e Uber - Para quem compara preço de taxi com o de Uber, quando as viagens são feitas da Rodoviária ou do Aeroporto, vale destacar que os motoristas das cooperativas desses dois terminais são proibidos de pegar passageiros na volta, o que contribui para elevar o preço.


No Dia de Campo na Fazenda Alferes, em Presidente Dutra, Hilton Coelho (Faema) e Francisco Figueiredo (Senar) ladeados por diretores da propriedade e dirigentes do Sindicato Rural do município



Dia de Campo
- A Federação da Agricultura (Faema) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizaram neste fim de semana, em Presidente Dutra, na Fazenda Alferes, mais Dia de Campo sobre o ABC Cerrado. Dividido em dois momentos, o evento teve uma demonstração da tecnologia Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPL) e manejo de pastagens em sistema rotacionado, pelo produtor rural José Alferes Gomes, e uma palestra de técnicos da AT&G sobre alternativas tecnológicas para produção rural.

Revitalização - O diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Ângelo Guerra, confirmou participação no Seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e suas Nascentes, que será realizado nesta sexta-feira (25), em Grajaú. Trata-se de uma das instituições mais importantes para o desenvolvimento regional, ao lado da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Banco do Nordeste (BNB).

Nenhum comentário: