19 de ago de 2017

Senar conclui curso de Agricultura Orgânica para pequenos produtores do município de Paço do Lumiar

GIRO ECONÔMICO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão da Federação da Agricultura (Faema), realizou, em Paço do Lumiar, o curso de Agricultura Orgânica, do qual participaram 15 produtores rurais da cadeia hortifruticultura atendidos pelo programa Mais Produção do Governo do Estado, voltado para capacitar quem desenvolve suas atividades produtivas nas áreas de carne e couro, arroz, piscicultura, leite e hortifruticultura. 

Nestes cursos, além de receberem orientações técnicas teóricas sobre suas atividades, eles também desenvolvem práticas em suas propriedades sob a coordenação do instrutor e do técnico de campo. De acordo com o instrutor do curso, João Carvalho, essa capacitação de 24 horas permite aos participantes receberem orientações acerca de como produzir de forma mais saudável, sem agroquímicos e com a utilização de adubo natural de maneira correta, como o uso do esterco de galinha.

“Os produtores dessa comunidade tomaram a consciência de que é necessário trabalhar com segurança alimentar conforme interesse do consumidor”, disse o professor.

Independência - A Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) deve iniciar nos próximos dias as inscrições para pretendentes a uma moradia no Residencial Independência, que será construído no Parque Independência, no bairro de São Raimundo, onde de 14 a 21 de outubro, pela última vez, será realizada a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). São mais de 2 mil unidades habitacionais, porém foi acrescentando ao projeto a Vila Universitária para abrigar alunos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Feriado - A partir do próximo ano, quem recorre aos serviços do Judiciário terá um dia a menos no calendário do Tribunal de Justiça, pois nesta quarta-feira (17) foi aprovada a proposta do presidente Cleones Cunha para transformar o 11 de agosto em Feriado Forense. Na data, comemora-se o Dia do Advogado, Dia do Direito, Dia da Criação dos Cursos Jurídicos no Brasil e o Dia do Magistrado. O feriado já é aplicado em TJs de vários estados e nas cortes superiores, como STJ, STF, TSE, TST etc.

Estágio - O Centro de Integração Empresa-Escola dispõe de 6 mil vagas para estágio em empresas de todo o país, nas áreas de Direito, Pedagogia, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Técnico em Administração, Psicologia e Educação Física. Os interessados podem obter informações no site www.ciee.org.br


Na palestra de quinta-feira na Federação das Indústrias, os deputado Luiz Carlos Hauly (E), relator da Reforma Tributária na Câmara, com seu colega maranhense Pedro Fernandes (PTB)




Presidenciáveis - São Luís virou roteiro obrigatório dos políticos que estão pretendendo disputar a Presidência da República no próximo ano. No mês de julho, quem esteve na Ilha foi o senador paranaense Álvaro Dias, pré-candidato pelo Podemos. Nesta sexta-feira foi a vez de Ciro Gomes (PDT), que proferiu, na Assembleia Legislativa, palestra de encerramento da Semana do Economista, e na primeira semana de setembro aguarda-se a visita do petista, Luiz Inácio Lula da Silva. Se o Maranhão for contemplado com tudo que eles estão prometendo, a economia do estado vai bombar a partir de 2019.

Aposentadoria - Na palestra proferida quinta-freira (17) na Federação das Indústrias (Fiema), o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), relator da Reforma Tributária na Câmara Federal, chamou atenção para o fato de até bem pouco atrás o piso das aposentadorias ser de vinte salários mínimos, depois baixou para dez e atualmente está fixado em cinco. Caso não seja feita a reforma que o governo está pretendendo, alertou, daqui a pouco, o país terá quase 100% dos seus aposentados recebendo apenas um salário mínimo.

Nenhum comentário: