15 de set de 2017

Abates de bovinos registram queda no segundo trimestre de 2017, segundo dados divulgados pelo IBGE

GIRO ECONÔMICO

Os abates de bovinos e frangos recuaram no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No segundo trimestre deste ano, foram abatidas 7,42 milhões de cabeças de bovinos, 3,1% a menos do que no mesmo período de 2016. Mesmo com a queda em relação a 2016, o abate de bovinos teve um aumento de 0,3% em relação ao primeiro trimestre deste ano. 

O abate de frangos, que chegou a 1,43 bilhão no segundo trimestre do ano, teve quedas de 4% na comparação com o primeiro trimestre deste ano e de 4,5% em relação ao segundo trimestre de 2016. O abate de suínos, por sua vez, atingiu o maior número desde 1997: 10,62 milhões de cabeças no segundo trimestre deste ano. O aumento foi 1,3% em relação ao primeiro trimestre deste ano e 0,2% na comparação com o segundo trimestre de 2016.

A produção de ovos de galinha, que chegou a 816,1 milhões de dúzias no segundo trimestre de 2017, também teve aumentos de 3,3% na comparação com o trimestre anterior e 7,3% em relação ao segundo trimestre do ano passado. Lei reportagem sobre o desempenho do Maranhão aqui.

Codevasf - O Maranhão vai passar a ser assistido em todo seu território pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, e para que isto ocorra basta apenas a sanção do presidente Michel Temer do projeto de lei 85/2015, de autoria do senador Roberto Rocha (PSB-MA), que já foi aprovado no Senado e na Câmara. Pelo projeto, o governo federal poderá planejar e executar obras que visam a melhorar o aproveitamento dos recursos hídricos e do solo, incluindo São Luís e Imperatriz. 

Chefs - O chef de cozinha Luciano Rosa, que assina a gastronomia do Spazzio Mateus, no Hiper Mateus do bairro Renascença, em São Luís, vai representar o Maranhão em um dos eventos internacionais mais importantes do segmento: o Encontro Mundial de Chefs, que será realizado de 21 a 24 de setembro, na cidade de Guararema, no interior de São Paulo, onde ele vai apresentar exemplos de como as raízes locais podem ser valorizadas em preparações sofisticadas e vanguardistas. 

Aproximação - No café da manhã de quarta-feira (13) no Palácio do Planalto da Alvorada, em Brasília, dois deputados maranhenses – Júnior Marreca e Cleber Verde – dividiram a mesa com o presidente Michel Temer, gesto que serviu para reforçar o reconhecimento de mudança no relacionamento do Executivo com a bancada maranhense desde a mudança de governo.



O vice-presidente da Federação do Comércio e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Imperatriz, Vilson Estácio Maia, ao lado do Governador Flávio Dino, na cerimônia de abertura da 17ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp)



Moda - De 21 a 24 deste mês será realizada, no Rio Anil Shopping, a terceira edição do “Que beleza!”, evento que reúne dicas de moda e beleza, promoções e exposição de tendências. O evento deste ano terá uma proposta diferente: Ilhas com manequins serão expostas em pontos estratégicos do shopping com tendências de moda e beleza, participação de blogueiras e influenciadoras digitais, que vão selecionar as tendências mais atuais e apresentar ao público com informações e dicas para uso.

Modernidade - A convite da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Federação das Industrias (Fiema), Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) e Federação do Comércio (Fecomércio), o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), vem a São Luís no mês de novembro para proferir a palestra “Modernização da Gestão Pública”, com a qual vai mostrar suas principais realizações como gestor da maior cidade da América Latina e opinar sobre o que deve ser feito para modernizar e desenvolver o país.

Nenhum comentário: