18 de set de 2017

ANP anuncia para outubro o leilão de 12 blocos para exploração de petróleo e gás na Bacia do Parnaíba


GIRO ECONÔMICO

O diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Aurélio Amaral e a superintendente de Definição de Blocos, Eliane Petersohn, participaram, sexta-feira (15), em São Luís, da segunda edição do seminário "Gás Natural, a Nova Fronteira Energética do Maranhão. No evento, Aurélio apresentou as rodadas de licitação que a ANP realizará este ano, a 14ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios (27 deste mês) e a 2º e 3º Rodadas de Partilha no Pré-sal, dia 27 de outubro. A 14ª Rodada oferecerá 12 blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia do Parnaíba, sendo seis localizados total ou parcialmente no Maranhão. 

Atualmente, o Maranhão possui três campos produtores de gás natural, que produziram 7,7 milhões de metros cúbicos por dia em julho, além de quatro campos na etapa de desenvolvimento, todos localizados no chamado Parque dos Gaviões.

A ANP investiu R$ 80 milhões em pesquisas na Bacia do Parnaíba, incluindo a perfuração de um poço estratigráfico com a Petrobras. Os blocos selecionados para a 14ª Rodada têm potencial para descobertas parecidas com as dos campos já em produção.

Contabilidade - Nesta segunda-feira (18), Nilton Lima Prazeres reúne convidados (o local não foi informado) para lançamento da Chapa 1 - Valorizar para Fortalecer – pela qual concorrerá a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC-MA), do qual é vice-presidente, na eleição de novembro. A chapa é composta por 16 profissionais, entre contadores e técnicos de Contabilidade, muitos deles concorrendo pela primeira vez, o que norteia o projeto de renovação na entidade, por ele pretendido.

Nascentes - A comissão organizadora do V Seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes divulgou neste sábado (16) a programação preliminar do evento, que será realizado na cidade de Balsas, na próxima sexta-feira (22), das 08:00 às 12:30, no colégio Marista São Pio X. A programação conta com palestras, mesas redondas e debates na área de sustentabilidade ambiental. Um dos objetivos é discutir estratégias para recuperaçr e manuter da Bacia do Parnaíba, que tem o Rio Balsas como afluente.

Empresa do ano - As empresas que desejarem participar do ciclo 2017 do Prêmio Empresa do Ano – PEA 2017 têm até o dia 19 de setembro para fazer suas inscrições. A premiação, organizada pela Associação Comercial do Maranhão, destaca empreendimentos nas categorias de Micro e Pequena Empresa, Média Empresa e Grande Empresa.





Samira Rahbani (C), da loja A Moderna, que foi homenageada pela Associação Comercial do Maranhão na festa dos seus 163 anos, com o casal Marcelo e Luzia Rezende, da Olívio J. Fonseca



Saúde - Saúde é o problema que mais preocupa os maranhenses neste momento, segundo dados extraídos da pesquisa Escutec divulgada neste sábado (16). De acordo com as respostas, ela aparece em primeiro lugar 34,3%, vindo em seguida Emprego (29,9%), Segurança Pública (17,8%), Educação (7,8%), Tudo (6,9%), Estradas (2,4%), Infraestrura (0,6%) e Abastecimento d´Água (0,5%). O levantamento foi feito em seis regiões do estado, totalizando 60 municípios, onde foram aplicados 2.020 questionários.

Turismo - Numa promoção dos serviços de apoio às micro e pequenas empresas do Maranhão, Piauí e Ceará, será realizado nesta segunda-feira (18), das 15 às 16h, no Sebrae Jaracati, em São Luís, o Seminário “Rota das Emoções e os novos negócios do turismo na era digital”, evento que conta com apoio dos empresários atendidos pelo projeto Destino Turístico Inteligente – Rota das Emoções. A ação faz parte das estratégias de atuação do projeto Destinos Turísticos Inteligentes – Rota das Emoções, que envolve os três estados.

Nenhum comentário: