12 de set de 2017

Ex-presidente Lula poderá voltar a São Luís para pedir desculpas aos maranhenses sobre origem do seu dinheiro

Ao que tudo indica, o ex-presidente Lula vai retornar em breve a São Luís, onde esteve dias 04 e 05 deste mês para encerrar a Caravana Nordeste, e desta vez será para fazer um pedido de desculpas.

Ao discursar no comício realizada em frente ao Palácio dos Leões, Lula, ao defender sua honestidade, disse que voltaria à cidade para pedir desculpas se alguém encontrar algum Real ilícito em suas contas. "Na sua frente, que foi juiz federal, se eles pegarem na minha vida um real de desvio venho aqui pedir desculpa pra vocês. Quero que eles tenham coragem de um dia pedir desculpas pra mim”, disse ele ao lado do governador Flávio Dino (PCdoB).

Ocorre que nesta segunda-feira (11), o juiz federal Sérgio Moro, que coordena a Operação Lava Jato, deu prazo de 15 dias para a defesa do ex-presidente provar a origem do dinheiro que abasteceu sua conta bancária. No mês agosto, Moro bloqueou R$ 13,7 milhões nas contas de Lula, que seriam para indenizar a Petrobras, mas a defesa do ex-presidente alegou que o dinheiro é fruto de aposentadorias, como anistiado, privada e como ex-presidente, além de uma herança deixada por Dona Marisa, sua ex-esposa.

No seu despacho, Moro lembrou que a conta não está bloqueada para novas movimentações e não houve avanços sobre valores acima dos R$ 13,7 milhõs. O juiz pede os extratos dos depósitos e a origem do patrimônio que ele teria herdado da ex-mulher. Se a defesa não provar tudo isto, alguma ilicitude pode ser comprovada, e aí os maranhenses merecem um pedido de desculpas do petista.

Nenhum comentário: