17 de set de 2017

Índice de Confiança elaborado pela Fiema mostra o empresariado maranhense mais otimista com a economia


GIRO ECONÔMICO

A confiança dos empresários maranhenses voltou a registrar alta, no mês de agosto, segundo o Índice de Confiança do Empresariado Industrial (ICEI), elaborado pela Federação das Indústrias (Fiema), que registrou a marca de 56,6 pontos, o que representa um aumento de 1,3 ponto na comparação com o mês anterior. A variação ascendente do índice mostra que os empresários no estado estão mais otimistas e confiantes, principalmente, no que diz respeito às condições atuais da economia brasileira (48,5 pontos), que apresentaram melhora. 

As expectativas para os próximos meses também cresceram, e em agosto, o índice marcou 60,5 pontos. No âmbito regional e no nacional, os índices de confiança, depois de apresentarem queda em julho, voltaram a subir. O índice de confiança do empresário no Brasil subiu para 52,6 pontos, o que representa um aumento de 2,0 pontos.

O crescimento do ICEI também foi percebido na região Nordeste que, para o mês, cresceu para 53,1 pontos. Os indicadores variam no intervalo de 0 a 100. Valores acima de 50 indicam situação melhor ou expectativa otimista.

Federal - Nestes tempos de bombardeios diários na imprensa nacional sobre escândalos envolvendo gestores públicos e empresários, por relações nada republicanas, compreender a ação de um dos órgãos mais envolvidos nessas investigações, a Polícia Federal, vai ficar mais fácil com a palestra a ser proferida, às 19h de quarta-feira (20), na Associação Comercial do Maranhão, onde o delegado Wedson Cajé Lopes falará sobre as ações da instituição no combate à corrupção que refletem diretamente na classe empresarial.

Administração - De 27 a 29 de setembro, no Hotel Pestana, em São Luís, será realizado o XX Encontro Maranhense de Administração (Emad) com o tema "Inovabilidade: Da Crise à Oportunidade nas Organizações Públicas e Privadas". O evento é coordenado pelo Conselho Regional de Administração do Maranhão (CRA-MA) em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), com objetivo de debater, com profissionais e acadêmicos da área, empresários e gestores públicos temas ligados à Administração.

Contadores - Duas chapas estão inscritas para disputar a presidência do Conselho Regional de Contabilidade, uma liderada pela atual vice-presidente, Nilton Prazeres, e outra pelo contabilista e economista João Conrado de Carvalho, um dos mais credenciados consultores de empresas do Maranhão.




Encontro de três destacados empresários do comércio e da indústria: Roberto Albuquerque (TV Guará), Maurício Feijão (Marajó Shopping) e Edilson Baldez (presidente da Federação das Indústrias)


Conflitos - Gerenciar divergências pessoais no ambiente de trabalho é um dos principais objetivos do curso à distância Administração de Conflitos oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). De acordo com Simone Rockenbach Duarte, docente do curso, conflitos são inevitáveis no ambiente de trabalho, onde as pessoas têm que atuar em conjunto para alcançar objetivos comuns, mas quando são administrados, geram mais pontos positivos do que negativos, daí a necessidade de entendê-los.

Microempreendedor - O prazo para adesão de microempreendedores individuais (MEI) ao parcelamento especial de débitos na Receita Federal termina no dia 02 de outubro. Para quitar os boletos atrasados, o prazo começou no início de julho, e os microempreendedores podem parcelar as dívidas acumuladas até maio de 2016, em até 120 prestações. Para débitos de boletos vencidos após maio de 2016, o parcelamento será de, no máximo, 60 meses. O pedido de adesão ao parcelamento pode ser feito no Portal do Empreendedor.

Nenhum comentário: