5 de set de 2017

Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, atividade pecuária cresceu 14,9% no segundo trimestre deste ano

GIRO ECONÔMICO

A atividade agropecuária cresceu 14,9% no segundo trimestre deste ano em relação a igual período de 2016. O número faz parte do acompanhamento do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o IBGE, o resultado do PIB Agropecuário pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos que possuem safra relevante no segundo trimestre e pela produtividade, conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de agosto.

Com exceção do café, que apresentou queda de 7% na estimativa de produção anual, as demais culturas apontaram crescimento e ganho de produtividade: milho (56,1%), soja (19,7%) e arroz (16,3%).

No geral, o PIB do Brasil, que é a soma de todas as riquezas do país, subiu 0,2% na comparação do segundo ante o primeiro trimestre deste ano, na série com ajuste sazonal. Na comparação com o segundo trimestre (igual período) do ano passado, o PIB aumentou 0,3%.

Resgate - A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) restitui nesta terça-feira (05) os créditos de ICMS referente às notas fiscais declaradas no primeiro semestre deste ano. Terão direito aos créditos, os consumidores que exigiram notas fiscais com indicação de seu CPF no período de 01 de dezembro de 2016 a 30 de junho de 2017. O resgate deve ser feito na página do programa: notalegal.sefaz.ma.gov.br, informando CPF e senha, clicar na guia “utilizar créditos” e selecionar a opção “crédito de notas fiscais”.

Nobres - O secretário municipal de Obras, Antônio Araújo, promete para breve dar aos moradores do Parque dos Nobres uma condição mais próxima do nome do bairro, que é um dos mais maltratados da cidade, com ruas que têm nome de Duque, Reis, Príncipes, Marquês etc completamente tomadas por buracos. Segundo ele, no programa Mais Asfalto consta uma pavimentação completa dessas vias, benefício que deve atingir também os moradores do Parque Pindorama, que fica nas proximidades.

Greve - A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) já aprovou um projeto de lei (PLS 210/2014) que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para proibir o desconto salarial por falta ao trabalho em função de paralisação total do transporte público. A proposta do senador Jorge Viana (PT-AC) aguarda votação na Câmara dos Deputados









Ilson Mateus, em recente evento com o governador Flávio Dino, agitou o mercado ao anunciar na entrevista de domingo ao Jornal Pequeno a chegada de gigantes mundiais do varejo a São Luís, como a Alibaba, mas ele garante estar pronto para a concorrência


Assembleia - O presidente do Conselho Superior da Associação Comercial do Maranhão, Júlio Noronha, confirma para a última quarta-feira de setembro, dia 27, a assembleia geral para votação das mudanças no estatuto da entidade, que tem como principal alteração o alongamento do mandato da diretoria, que passa de dois para três anos, sem direito à reeleição. Com esta mudança, o primeiro a ser beneficiado é o atual presidente, cujo mandato se encerraria em dezembro de 2018 e agora vai até o final de 2019.

Lula, lá - O fim de tarde da população de São Luís nesta terça-feira (05) tende a ficar complicada com a realização de um evento político nas proximidades do Palácio dos Leões para encerramento da Caravana Nordeste, liderada pelo ex-presidente Lula. Com bloqueio do tráfego na Avenida Pedro II, Praça Benedito Leite e outras vias, o trânsito tende a ficar confuso, portanto a melhor alternativa é encerrar mais cedo as compras ou mesmo procurar outros centros comerciais, pois com certeza haverá engarrafamento.

Nenhum comentário: