27 de out de 2017

Aniversário dos 80 anos do Iphan reúne grupos culturais de todo país no Teatro Municipal de Rio de Janeiro

GIRO ECONÔMICO

Foi realizada, terça-feira (24), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), a solenidade de comemoração dos oitenta anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com participação de manifestações artísticas Jongo do Sudeste, Maracatu (Pernambuco), Bumba Meu Boi (Maranhão) e a Capoeira. A presidente nacional do órgão, Kátia Bogéa, fez um pronunciamento emocionado.

“Isso é o Iphan: uma autarquia federal responsável por uma política de Estado que, a partir de sua experiência acumulada, contribuiu para que a Constituição de 1988 destacasse como responsabilidade do Poder Público e da comunidade a missão de promover e proteger o Patrimônio Cultural Brasileiro. Patrimônio constituído de bens de natureza material e imaterial portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.

Do maranhão, além do superintendente Márcio Itapary, participaram empresários, alguns deles que por muitos foram parceiros do órgão em diversas ações, dentre eles Felipe Mussalém (ACM), Fábio Ribeiro (CDL) e Fábio Nahuz (Sinduscon).

Agritec - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estará na Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia (Agritec) de Itapecuru-Mirim, aberta nesta quinta-feira (26), onde até sábado (28) vai prestar orientações sobre os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Garantia do Preço Mínimo para a Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). A região do Vale do Itapecuru, composta por 10 municípios tem cerca de 16.865 agricultores familiares, 6.130 famílias assentadas e 54 comunidades quilombolas. 

Emprego - A VLI está com inscrições abertas até 12 de novembro para selecionar trabalhadores para atuarem como mantenedores de locomotivas e vagões ferroviários, em Imperatriz e São Luís. A companhia oferece ainda oportunidades para profissionais do ensino médio, técnico ou superior: mecânicos, eletricistas, técnico e assistente de planejamento e manutenção, operador caldeira entre outros cargos. A empresa oferece salários compatíveis com o mercado, assistência médica e outros benefícios. 

Lojas - Depois da abertura, semana passada, de uma filial das Lojas Americanas, o Caxias Shopping, na cidade de Caxias, recebe nesta sexta-feira (27) mais uma empresa de grande marca nacional, a Riachuelo, que com esta unidade amplia sua rede para 299 filiais em todo o país.




Na comemoração dos 80 anos do Iphan, terça-feira (24), no Rio de Janeiro, Felipe Mussalém (ACM), Fábio Ribeiro (CDL São Luís), Márcio Itapary (Iphan) e Fábio Nahuz (Sinduscon) em frente ao Teatro Municipal, palco da solenidade



Dória - Dirigentes das federações do Comércio (Fecomércio) e da Indústria (Fiem), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial do Maranhão (ACM) reúnem-se na próxima quarta-feira (1º de novembro) para debaterem a agenda que o prefeito de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB), um dos pré-candidatos a presidente da República, cumprirá em São Luís dia 30 do próximo mês. O objetivo dos empresários é ouvir as inovações implantadas na maior cidade do país em parceria com iniciativa privada.

Carta - Foi realizada nesta quinta-feira (26), em Brasília (DF), solenidade de premiação nacional do 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido em todo o mundo pela União Postal Universal (UPU) e coordenado no Brasil pelos Correios. A vencedora da fase maranhense do concurso, Emilly Beatriz Andrade Silva, aluna do Instituto Farina, ficou em 6º lugar na fase nacional, foi uma das homenageadas. A premiação contou com a presença do superintendente Ricardo Melo Sousa Barroso.

Nenhum comentário: