24 de out de 2017

Cerca de cem mil micro e pequenas empresas em dificuldades para transmitir declaração PGDAS-D

GIRO ECONÔMICO

Cerca de 100 mil micro e pequenas empresas estarão impedidas de transmitir a Declaração Mensal do Simples Nacional (PGDAS-D) do mês de novembro, alertou a Receita Federal. O PGDAS-D é um aplicativo disponível no Portal do Simples Nacional, que serve para o contribuinte efetuar o cálculo dos tributos devidos mensalmente na forma do Simples Nacional e imprimir o documento de arrecadação (DAS). Nos últimos anos, a Receita Federal vem trabalhando no combate a diversos tipos de fraudes detectadas nas informações prestadas pelas empresas por meio das declarações apresentadas ao órgão. 

No caso dos contribuintes do Simples Nacional, a Receita já identificou quase 100 mil empresas que, sem amparo legal, assinalaram no PGDAS-D campos como “imunidade”, “isenção/redução-cesta básica” ou ainda “lançamento de ofício”. Essa marcação acaba por reduzir indevidamente o valor dos tributos a serem pagos, explicou a Receita.

A Receita informa que as empresas não serão pegas de surpresa, pois a ação já foi amplamente divulgada por notícias publicadas tanto no site do órgão quanto no Portal do Simples Nacional, com orientações para o contribuinte se autorregularizar.

Mateus - O imóvel que por muitos anos foi palco da Exposição Agropecuária de Bacabal (Expoaba) e que chegou a ser alvo de uma disputa entre o prefeito José Vieira e o Governo do Estado, por conta de um comodato com a Associação dos Criadores do Mearim, foi adquirido pelo Grupo Mateus, que está construindo no local mais uma loja Mix Mateus, na modalidade atacarejo. Com esse investimento, a empresa vai fornecer tanto varejistas quanto consumidores pessoas físicas de toda a região do Médio Mearim. 

Trabalhista - A Federação das Indústrias está enviando uma delegação a Brasília (DF) para participar quinta-feira (26), na Confederação Nacional das Indústrias (CNI), do Seminário Visões da Modernização Trabalhista: Lei nº 13.467/17, em que serão debatidos os desafios da nova legislação trabalhista e seu impacto no dia a dia de empresas e trabalhadores. O evento reunirá membros da Justiça do Trabalho, especialistas da academia e do setor privado e parlamentares. O evento terá transmissão ao vivo pelo Portal da Indústria.

Feriado - Apesar do feriado desta segunda-feira (23) em comemoração ao Dia dos Comerciários, diversos estabelecimentos funcionaram normalmente, principalmente em bairros mais afastados do Centro, como Cohab-Anil, Cidade Operária, Anjo da Guarda, Maiobão e outros, ou seja, só uma parcela foi atingida pela paralisação.






Sebastião Anchieta (D), diretor da Agência de Defesa Agropecuária (Aged), em recente encontro com o presidente da Federação dos Municípios, Cleomar Tema, a quem detalhou a campanha de vacinação contra aftosa que começa na próxima semana



Segurança - Às vésperas do início das obras de recuperação da Rua Grande, que devem começar em novembro, a Rua Grande e outras vias comerciais do Centro (Paz e Sol) foram alvo de atentados na madrugada desta segunda-feira (23). Pelo menos cinco estabelecimentos, entre lojas e bancos, foram arrombados, de onde os bandidos levaram diversos produtos e deixaram um estrago incalculável para os seus proprietários. Os atentados chamam atenção para a necessidade de reforça da segurança pelo poder público e as empresas.

Biocana - Apesar de já conhecido de boa parcela da população maranhense, graças, às campanhas de degustação em São Luís e no interior do estado, o Biocana, caldo de cana produzido em Bacabal por Marcelo Sergipano, terá seu lançamento oficialmente somente no próximo mês, quando ele deverá apresentar uma variedade de sabores, dentre eles o concentrado com açaí. Sergipano, que há mais de dois trabalha no preparo desse produto, não tem dúvidas de que vai cair fácil no gosto do consumidor.




Nenhum comentário: