16 de out de 2017

Em 2017, aumentaram as consultas ao SPC para compras financiadas pela passagem do Dia das Crianças

GIRO ECONÔMICO

As consultas para vendas a prazo entre os dias 5 e 11 de outubro, semana anterior ao Dia das Crianças, aumentaram 3% na comparação com 2016, segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Este ano, os presentes mais procurados foram bonecos e bonecas (31%), roupas e calçados (22%), com o valor dos gastos girando em torno de R$ 194,00. Segundo as duas entidades, este foi o primeiro crescimento após três anos consecutivos de retração e a primeira data comemorativa de 2017 com aumento expressivo: páscoa (+0,93%), Dia das Mães (-5,50%), Dia dos Namorados (-9,61%), Dia dos Pais (-2,18%). 

O Dia das Crianças é a segunda data mais lucrativa para o varejo no segundo semestre. De acordo com os dados, no ano passado as vendas no Dia das Crianças haviam registrado uma variação negativa de -9,02%. Em anos anteriores, os resultados foram de -8,95% (2015), -1,50% (2014), +3,15% (2013), +4,83% (2012), +5,91% (2011) e +8,5% (2010).

Segundo o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, o resultado é consequência da melhora da conjuntura e da proximidade do fim da crise econômica. Para ele, o resultado das vendas nesta data mostra tendência de melhoria para o Natal.

Verão - Com a adoção do Horário de Verão nesta domingo (15), mesmo estando o Maranhão foram dos estados onde os relógios terão de ser adiantados em uma hora, é preciso estar atento a algumas mudanças que afetam também as regiões onde o novo horário não se aplica: os bancos passarão a abrir às 09h e fecham às 15h, os voos passam a ser operados no horário de Brasília, portanto uma hora a menos para partidas e decolagens e a programação das TVs também vão ser num horário mais cedo.

Frente - Ao participar, quarta-fera (18) da semana passada, da sessão plenária da Associação Comercial do Maranhão do Maranhão, onde proferiu palestra sobre a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, o deputado Adriano Sarney (PV) disse que esse movimento foi criado para interagir com o setor empresarial e oportunidades como esta são muito importantes para fortalecer esses objetivos. A FPME é formada por 15 deputados e visa à aproximação dos empreendedores do parlamento estadual.

Energético - Chega às prateleiras de supermercados esta semana o Red Bull Summer Edition, novo energético com sabor Açaí, que estará disponível apenas nos meses de verão e entrará para o time dos já conhecidos Red Bull Editions, nos sabores de cranberry, blueberry, frutas tropicais, e dos clássicos Red Bull Energy Drink e Red Bull Sugar Free. 


O presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho (PDT), recebeu, quarta-feira (11), a visita de cortesia do empresário Francisco Carlos de Oliveira, dono do Grupo FC Oliveira, acompanhado de seus filhos Francisco Nagib (E), prefeito de Codó, e Francisco de Oliveira Júnior.



Correios - Será aberta, nesta segunda-feira (16), na sede dos Correios, em São Luís (Praça João Lisboa), a Exposição EcoPostal, com itens de artesanato em corte e costura feitos com fardas de carteiro e malotes postais dos Correios sem condições de uso e que em vez de irem parar no lixo ganharam nova vida. Ao todo, serão reaproveitadas 1.200 peças de fardamento (camisas de carteiro) e 40 malotes pela Associação de Mulheres de Paço do Lumiar (Ampluma), instituição atendida por meio de Termo de Doação. 

Trilhas do som - A caravana musical de Trilhas e Tons não para, projeto cultural patrocinado pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), chega a mais três cidades do estado a partir de segunda-feira (16). Em Montes Altos a oficina de teoria musical aplicada à música popular será realizada até sexta-feira (20). Na sequência, Nosly (instrutor), Wilson Zara (coordenador), Mauro Izzy e Moisés Profeta (assistentes) seguem para Colinas, onde a oficina será realizada de 23 a 27 de outubro.

Nenhum comentário: