31 de out de 2017

Índice Geral de Preços que reajuste os valores dos alugueis registra queda, segundo levantamento da FGV

GIRO ECONÔMICO

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) encerrou outubro com variação de 0,20%, resultado abaixo do registrado em setembro último (0,47%) . No mesmo mês de 2016, o índice tinha alcançado 0,16%. No acumulado desde janeiro, houve queda de 1,91% e nos últimos 12 meses, o índice caiu 1,41%. 

Este último é que serve de base de cálculo para a renovação dos contratos de aluguel. O levantamento é feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), com dados coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do atual. A pesquisa mostra que o recuo foi influenciado pela desaceleração no setor atacadista. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) passou de uma alta de 0,74% para 0,16%.

De janeiro a outubro, o IPA teve queda de 4,37% e em 12 meses, recuo de 3,86%. Entre os grupos que mais contribuíram para a redução estão os produtos agropecuários, com queda acumulada em 12 meses de 16,68%.

Papel - A Secretaria Estadual da Fazenda baixou Resolução Administrativa nº 13/2017, que institui o Sistema de Registro e Controle das Operações com o Papel Imune Nacional (Recopi Nacional). Até esta terça-feira (31), todos os estabelecimentos maranhenses que realizam operações com papel destinado à impressão de livros jornais ou periódicos deverão se credenciar no sistema. O Governo do Estado deverá habilitar o sistema nos próximos 30 dias, se juntando a outras 16 unidades federativas nesta situação. 

Vacinação - Tem início nesta quarta-feira (1º de novembro) e prossegue até dia 30 de novembro a segunda etapa da campanha 2017 de vacinação contra aftosa. No Maranhão, como alerta o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Aged), Sebastião Anchieta, serão imunizados bezerros e novilhos de até 24 meses, cerca de 2,6 milhões de reses. A norma leva em conta o fato de não haver novos registros de casos da doença, o que significar dizer que está controlada, portanto apenas os animais novos precisam ser protegidos. 

Senac - O superintendente regional do Senac, José Ahirton Lopes, está convencido, depois de visitar as obras de construção da unidade de Santa Inês, que até dia 30 de novembro, estará inaugurando uma melhor estrutura para formação profissional na região do Pindaré.


Empossada presidente do Centro Educacional e Profissionalizante do Maranhão (Cepromar), Luzia Rezende com Jacques Martin (Cepromar França), José Augusto Dualibe (Escudo Engenharia) e a antecessora Eulália Baldez das Neves, inaugurando a reforma da sede do órgão no Sítio Pyranhengua, no Parque Pindorama

Hídrica - Ao proferir palestra sexta-feira (27), em São Luís, no Seminário Estadual sobre Saneamento Ambiental, promovido pelo Ministério Público, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, alertou que a destruição de florestas, de nascentes, o assoreamento e a utilização excessiva da água dos mananciais são as principais causas da crise hídrica enfrentada em várias regiões do país. Para ele, a solução requer o envolvimento de todos: governos, legisladores, sociedade civil, setor privado e academia.

Uema - As empresas de construção civil têm até dia 14 de novembro para entregarem suas propostas para concorrerem ao contrato de reforma de vários imóveis da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) nos campi de São Luís, São Bento e Itapecuru-Mirim. De acordo com o edital da Central de Licitação, serão investidos R$ 3.795.222,78 em serviços de manutenção e melhoria da qualidade dos prédios e demais setores da universidade, visando melhorar as condições de ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário: