3 de out de 2017

Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas mostra crescimento no otimismo do empresariado brasileiro

GIRO ECONÔMICO

O Índice de Confiança Empresarial, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), avançou 1,3 ponto na passagem de agosto para setembro deste ano. Com essa alta, a terceira consecutiva, o indicador chegou a 87,3 pontos, em uma escala de 0 a 200 pontos, o maior nível desde dezembro de 2014 (87,6 pontos). O Índice de Situação Atual, que avalia a opinião dos empresários em relação ao momento presente, cresceu 1,2 ponto e alcançou 82,9 pontos. 

Já o Índice de Expectativas, que mede a confiança em relação ao futuro, avançou 1 ponto e chegou 93,8 pontos. Em setembro, a confiança avançou em todos os quatro grandes setores pesquisados pela FGV: comércio (0,6 ponto), serviços (0,5 ponto), indústria (0,1 ponto) e construção (0,1 ponto).

Segundo o coordenador da pesquisa, Aloisio Campelo Jr., o avanço do indicador mostra que “a recuperação da economia ganha força, se dissemina entre os diferentes setores e se sobrepõe aos ruídos do ambiente político, responsáveis pela rateada do índice em junho”.

Milho - Dez estados, do Norte e Nordeste, vão receber 44,1 mil toneladas de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para atendimento de criadores de suínos e aves. O Rio Grande do Norte receberá o maior quantitativo, num total de 14,1 mil toneladas; o Ceará terá um reforço de 12 mil; a Paraíba de 8,1 mil; Piauí de 2,2 mil; Alagoas e Amazonas de 2 mil toneladas cada; Pernambuco de 1,7 mil e Paraíba de 1,1 mil. Para Maranhão e Acre serão destinadas 800 e 100 toneladas, respectivamente.

Estágio - A BRK Ambiental, nova concessionária para os serviços de água e esgoto dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, está com inscrições abertas para o seu Programa Estágios, que oferece oportunidades a universitários de Administração, Comunicação, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Química, por todo Brasil. No Estado do Maranhão há vagas para as áreas de Administração, Contabilidade, Economia e Engenharia.

Rua Grande - Ao que tudo indica, o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai adiar, mais uma vez, o início das obras de recuperação da Rua Grande, pois faltam apenas três meses para o ano acabar e nunca mais se falou no assunto.



Carlos Sérgio Barros (D) teve seu nome lançado por um importante segmento da advocacia maranhense como alternativa para suceder Thiago Diaz na presidência da OAB-MA na eleição de 2018. No registro, com o presidente do TCE-MA, José Caldas Furtado, e o também advogado José Carlos Souza e Silva (C)



Jurídica - A 13ª Jornada Jurídica da Universidade Dom Bosco traz para São Luís, quinta e sexta-feira, no Hotel Luzeiro, renomadas autoridades do Direito, dentre elas os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, Rogério Schietti e Sebastião Reis; do procurador Nicolao Dino; o advogado Carlos Alberto de Almeida Castro, o Kakay, e outros. O coordenador do evento é o desembargador federal Ney Bello Filho, que é também direito do Curso de Direito da Instituição. 

Motoristas - O Conselho Nacional de Trânsito alterou as regras para o exame toxicológico, conforme resolução nº 691, publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (28). O exame é exigido para motoristas com categorias C, D e E da CNH. O teste utiliza avançada tecnologia capaz de detectar o contato do condutor com substâncias psicoativas, através da análise de cabelo, pelo ou unha. A partir de agora, passa a ser parte do exame de aptidão física e mental e do processo de habilitação, renovação e mudança de categorias.

Nenhum comentário: