20 de out de 2017

Regulamentação para uso do aplicativo Uber poderá ser aprovada no Senado na próxima terça-feira, dia 23

GIRO ECONÔMICO

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, fechou acordo com os senadores para adiar para a próxima semana o requerimento a fim de apreciar em caráter de urgência o projeto de lei que regulamenta o transporte de passageiros por aplicativos. De autoria da Câmara dos Deputados, a proposta é alvo de polêmicas e divide as empresas que oferecem o serviço, como a Uber, e os taxistas. A intenção é oferecer mais tempo para que o projeto seja discutido e que haja uma tentativa de consenso com vistas à votação na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado, onde a matéria tramita. 

Segundo o presidente da Casa, “não havendo entendimento nem quórum para deliberação da matéria” na comissão da próxima terça-feira (24), o pedido de urgência será colocado em votação no plenário. Caso o requerimento não seja aprovado, o projeto ainda precisará passar por mais quatro comissões: de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Assuntos Econômicos (CAE), de Assuntos Sociais (CAS) e de Serviços de Infraestrutura (CI).

No fim de setembro, o relator do projeto na CCT, senador Pedro Chaves (PSC-MS), apresentou substitutivo à proposta com mudanças que, segundo ele, retiram os principais entraves burocráticos para o funcionamento do Uber. Ele também defendeu o fim da urgência para uma maior discussão e amadurecimento da matéria.

Senac - O maranhense Matheus Lobato, 21 anos, encerrou nesta quinta-feira (19) sua participação no Torneio Internacional de Educação Profissional, o WorldSkills, em Abu-Dhabi, capital dos Emirados Árabes, competição promovida pela Internacional Vocation Training Organization (IVTO) a cada dois, sendo considerado o concurso com maior representatividade no mundo na categoria. Ele foi aprovado no seletivo nacional por ser aluno do curso de Garçom oferecido pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Filatelia - A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou nesta quinta-feira (19), o hotsite de produtos filatélicos desenvolvido para a Colecionar 2017, evento de multicolecionismo, que vai reunir filatelistas do mundo inteiro, colecionadores de cédulas e moedas, além de apaixonados por carros antigos, orquídeas e artesanato. O visitante pode conferir todo o conteúdo disponibilizado e receber atualizações até o final do evento, além de encontrar produtos disponíveis para envio nacional e internacional.

Lançamento - O professor Cidinho Marques autografa na próxima quinta-feira (26), na Faculdade Devry, o livro Pensando Fora do Ego, evento do qual participará o ator João Signorelli, que encena O Monólogo de Gandhi, espetáculo de grande sucesso em São Paulo.







Matheus Lobato (C), que encerrou sua participação nesta quinta-feira (19), do WorldSkills, nos Emirafos Árabes, com seu Instrutor, Edson Pereira (E), e o treinador, competidor e expert em serviço de restaurante, César Falcão



Aftosa - Será iniciada no próximo dia 1º se estende até 30 de novembro a segunda etapa da campanha 2017 de vacinação contra febre aftosa. Vale destacar que, por recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta etapa serão vacinados apenas animais com idade até 24 meses. Além do Maranhão, a mudança será implementada em Alagoas, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Gran­de do Norte e Pará (exceto os municípios de Faro e Terra Santa e o arquipélago de Marajó).

Milho - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) enviará mais 30,8 mil toneladas de milho em grãos a diversas regiões do país, para comercialização pelo Programa de Vendas em Balcão. O maior volume, correspondente a 9 mil toneladas, será destinado ao Rio Grande do Norte e vai para Açu, Caicó, Umarizal e Natal. Já o menor, de 800 toneladas, é destinado a São Luís. Também foram fechados fretes para Paraíba (8,1 mil t), Ceará (5,5 mil t), Piauí (2,2 mil t), Alagoas (2 mil t) e Goiás 1,5 mil t).

Nenhum comentário: