27 de nov de 2017

Além de Timon e Araioses, mais 15 municípios maranhenses devem entrar no semiárido nordestino

GIRO ECONÔMICO

Além de Timon e Araioses, que foram incluídos na região do semiárido nordestino na última quinta-feira (23), por decisão do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), mais 15 municípios maranhenses, localizados na região do Baixo Parnaíba, poderão ser anexado a essa região. São eles: Água Doce do Maranhão, Anapurus, Belágua, Brejo, Buriti, Chapadinha, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e Urbano Santos.

O projeto que amplia essa quantidade já recebeu na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado parecer favorável do relator, João Alberto Souza (PMDB-MA).

O autor da proposta é deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), que justifica a necessidade porque a região sofreu alterações em seu perfil, quando perdeu boa parte de sua vegetação para receber empreendimentos do agronegócio, em especial plantio de soja. 

Telefone - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou na última sexta-feira (24) que o Brasil registrou 41.106.021 linhas fixas de telefone em setembro deste ano, o que corresponde a uma redução de 1.135.158 (-2,69%) quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Enquanto as linhas das concessionárias da telefonia fixa apresentaram queda de 1.056.716 linhas (-4,23%), as empresas autorizadas perderam 78.442 acessos (-0,46%) no período, segundo os dados da agência.

Paralisação - As Centrais Sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, CSB, Intersindical, CGTB e CSP-Conlutas anunciam uma greve nacional, dia 05 de dezembro, contra a nova de reforma da Previdência Social apresentada pelo governo. As centrais convocam todas entidades sindicais e movimentos sociais a realizarem ampla mobilização nas bases com vistas a paralisar boa parte do país, o que, em outras palavras, significar dizer que vão fechar ruas, avenidas, rodovias, aeroportos etc.

Senai - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), órgão do Sistema Federação das Indústrias (Fiema), certificou cerca de 80 jovens, em Açailândia, numa parceria com a Aço Verde Brasil (AVB), do Grupo Ferroeste, visando a qualificar profissionais para atuar no setor de laminação que está sendo implantado pela empresa na região.



Na solenidade de certificação de jovens capacitados a trabalhar em siderurgia, o diretor regional do Senai, Marco Moura (C), com os presidentes e diretores industriais da Aço Verde Brasil, Ricardo Nascimento (E), Ricardo Carvalho e a gerente do Senai Açailândia, Edilene Oliveira.



Advocacia
- Quinta-feira (31), será realizada, no Hotel Pestana, a palestra Gestão, Inovação e Tecnologia da Informação na Advocacia, voltada para advogados e estudantes de Advocacia. Sobre Aplicação de Ferramentas de Gestão e Planejamento Estratégico para Desenvolvimento da Sociedade de Advogados, falará João Addario Júnior, especialista em Gestão Empresarial pela FGV e Gestão da Inovação pela UFPA, que é sócio do escritório Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff Advogados.

Estudantil - Em 2018, o Fundo de Financiamento Estudantil, criado em 1999 pelo Ministério da Educação com o objetivo de financiar as mensalidades de cursos graduação para estudantes, contará com R$ 700 milhões a mais para atender, especificamente, universitários do Nordeste. A decisão foi aprovada nesta quinta-feira (23), em Fortaleza (CE), durante a 23ª reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), realizada na sede do Banco do Nordeste (BNB).


Nenhum comentário: