7 de nov de 2017

Anuário da Antaq mostra que portos do Maranhão já movimentaram 146,8 milhões de toneladas em 2017

GIRO ECONÔMICO

O Porto do Itaqui fechou o terceiro trimestre (julho, agosto e setembro) deste ano com uma movimentação superior a 5,5 milhões de toneladas de cargas embarcas e desembarcadas, segundo números do Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq). Com este desempenho, o acumulado do ano supera a marca de 14,4 milhões de toneladas, o que representa um movimento maior ao de igual período do ano passado, quando passaram pelo porto 13,7 milhões de toneladas. 

 De acordo com a estatística, o Porto da Ponta da Madeira, administrado pela Vale, movimentou mais de 121,1 milhões de toneladas, o que faz o campeão em movimentação de cargas, graças, principalmente, ao transporte do minério de ferro extraído no Pará e exportado para diversos países pelo Maranhão. Já o porto do Consórcio Alumar, movimentou 11,2 milhões de toneladas.

De acordo com os números da Antaq, na soma os três portos maranhense movimentaram em nove meses 146,8 milhões de toneladas.

Importação - Com a proximidade das festas de fim de ano, aumenta o volume de importações, que vão desde brinquedos, produtos para lojas de R$ 1,99, pinheiros artificiais e guirlandas, até itens que podem ser aproveitados ao longo do ano, como pratos, talheres, eletroportáteis etc e os chineses são os maiores exportadores. Entre os itens trazidos do país asiático pela Allog International Transport em 2017 estão eletroportáteis, que tiveram crescimento de 104% no período de maio a agosto na comparação com janeiro a abril.

Construção - Ânimo para as empresas de construção civil: o ministro das Cidades, Bruno Araújo, anunciou, nesta segunda-feira (06), a contratação de novas unidades habitacionais em todo País, na Faixa 1, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). As novas contratações, que contemplam famílias com renda de R$ 1,8 mil, fazem parte do segundo lote de unidades habitacionais do MCMV. Com isso, o governo praticamente atinge a meta estabelecida para este ano estimada em 100 mil unidades habitações.

Cidadão - O advogado Sérgio Tamer, proprietário do Centro de Estudos Constitucionais e Gestão Pública (CECGP), recebe nesta quarta-feira (08), às 14h, na Câmara Muncipal o diploma de Cidadão Honorário de São Luís. O homenageado é natural de Belém (PA).




Em recente visita à OAB, onde foi recebido pelo presidente Thiago Diaz, o contador João Conrado de Carvalho (C), candidato a presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MA), manifestou desejo de ação mais compartilhada entre os dois órgãos a partir de 2019



Taxistas - Autor do projeto de lei que reduz o Imposto de Renda dos taxistas, o senador Roberto Rocha (PSDB), em entrevista à Rádio Senado nesta segunda-feira (06), disse que pode entrar com um pedido para redução também das taxas cobradas pelos aeroportos, estações rodoviárias etc das cooperativas de táxi, mas o assunto, como reconhece, é mais complexo, pois alguns terminais vão ser transferidos para a iniciativa privada, portanto a negociação não seria apenas com Infraero, mas novas concessionárias também.

Consignado - Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (06) resolução do Conselho Nacional de Previdência que recomenda ao INSS a redução de 2,14% para 2,08% do teto máximo de juros cobrados nas operações de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS . A mesma resolução reduz de 3,06% para 3% ao mês a taxa de juro cobrado nos casos de consignados para operações que visam o pagamento de dívidas com cartão de crédito. A redução foi aprovada em setembro.

Nenhum comentário: