30 de nov de 2017

Índice que reajusta os alugueis aumenta 0,52% no mês de novembro, segundo números da Fundação Getúlio Vargas

GIRO ECONÔMICA

Usado no reajuste de aluguéis, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu para 0,52% em novembro, depois de uma alta de 0,20% em outubro. No acumulado desde janeiro, a taxa permaneceu em queda (-1,40%). Também foi mantido o recuo em relação aos últimos 12 meses (-0,86%). O levantamento foi feito pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), usando dados coletados entre os dias 21 de outubro e 20 de novembro. 

O resultado o avanço de preços no setor atacadista. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) passou de uma variação de 0,16% para 0,66% com destaque para o subgrupo combustíveis para o consumo, com elevação de 1,70% para 9,17%.

Já o subcomponente matérias-primas brutas, em que estão incluídas as commodities (produtos primários com cotação no mercado internacional), teve retração de 0,68%, porém menos expressiva do que a queda na pesquisa anterior (-1,05%).

Aviação - Sete alunos do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) conseguiram este ano, no prêmio Sae Brasil Aero Design, realizado no início do mês, em São José dos Campos (SP), o melhor desempenho já obtido por estudantes maranhenses nesta modalidade. Eles ficaram em 13º lugar entre 60 concorrentes de todo o país. A equipe tem como orientador o professor Fernando Rodrigues, que é seu ex-integrante, e orientador o empresário José Antônio Mohana.

Dória - O prefeito de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB), tem agendado para esta quinta-feira (30) um encontro com a classe empresarial maranhense num almoço a ser realizado numa casa de eventos na Avenida dos Holandeses, no Calhau, evento por adesão ao custo de R$ 150,00. À tarde, ele profere uma palestra gratuita, na Universidade Dom Bosco, no bairro do Renascença, e no final da tarde, recebe lideranças tucanas no escritório político do senador Roberto Rocha, no bairro do Calhau.

Aniversário - A AccorHotels, que acaba de recebeu o São Luís Tulip, que pertenceu à BHG, completou nesta terça-feira (28) quarenta anos de presença. Para marcar a data, a empresa lançou um livro sobre sua trajetória no Brasil nestas quatro décadas, destacando também a história da hotelaria no mesmo período no país. 




João Dória, prefeito de São Paulo, cumpre extensa agenda nesta quinta-feira em São Luís, onde tem encontros com empresários, estudantes e políticos



Senac - O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Maranhão, José Ahirton Lopes, participa até hoje, em Campos do Jordão, no interior de São Paulo, do encontro de diretores do órgão. Caberá a ele proferir a palestra O Impacto da Nova Legislação Trabalhista no Senac. O evento conta ainda com as reuniões dos Núcleos de Desenvolvimento Corporativo em que serão apresentados resultados financeiros de 2017 e o panorama do cenário econômico nacional.

Fungicida - A FMC Agricultural Solutions anuncia para o setor sucroenergético o lançamento de Authority, um fungicida de alto desempenho que faz parte da Solução Combinada FMC, com o objetivo de manter a plantação mais forte e livre de doenças. Authority é um defensivo contra a podridão abacaxi e a ferrugem alaranjada, além de conter todas as características para ser usado na cultura da cana. Os canaviais que utilizarem o produto irão ganhar biomassa e energia, segundo o gerente da FMC, Adriano Roland.




Nenhum comentário: