29 de nov de 2017

Ministério Público realiza audiência pública para debater sustentabilidade na fronteira agrícola do Matopiba

GIRO ECONÔMICO

A Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF (4CCR) realiza, nesta quarta-feira (29), em Corrente (PI), a audiência pública “A Sustentabilidade do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba em Questão”, voltado para discutir a expansão das atividades agropecuárias e a degradação do meio ambiente na região do Matopiba, que compreende o bioma Cerrado no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. 

Participam dos debates representantes de órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos na questão, membros de conselhos de meio ambiente, especialistas no tema, comunidades tradicionais, representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, imprensa, Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba e sociedade civil.

As procuradorias da República e dos quatro estados também foram convidadas a participar da audiência pública. Quem quiser se manifestar por escrito pode encaminhar mensagem pelo e-mail prpi-prmcorrente@mpf.mp.br. Leia reportagem em Maranhão Hoje.

Turismo - De acordo com levantamento da agência online de turismo ViajaNet, o Nordeste é a região com maior procura por passagens aéreas entre as dez grandes cidades brasileiras mais buscadas pelos viajantes. Ainda de acordo com a pesquisa, Recife (PE) ficou em 2º lugar no ranking dos TOP 10, passando à frente do Rio de Janeiro, destino que, ao menos nos três últimos anos, esteve na vice-liderança. Outros destinos nordestinos mais procurados são Fortaleza (CE), Salvador (BA), Porto Seguro (BA) e Maceió (AL).

Palestra - Nesta quarta-feira (29), a partir das 19h, o economista Ricardo Amorim vai proferir, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, a palestra Perspectivas Econômicas para 2018, organizada pela Associação Comercial do Maranhão, como parte das ações do projeto Maranhão Business. Na programação, além da palestra, haverá uma mesa-redonda com economistas e empresários, que debater as principais questões levantadas pelo palestrante durante sua exposição.

Dória - O prefeito de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB) cumpre nesta quinta-feira (30) extensa agenda em São Luís. Ao meio-dia, ele almoço com empresários numa casa de buffet, na Avenida dos Holandeses (Calhau) e às 15h profere palestra na Universidade Dom Bosco, no Renascença.





O desembargador Cleones Cunha é o novo membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). No registro, no momento da posse, com o presidente Euges Lima (E)



Agronegócio - Na próxima sexta-feira (1º de dezembro), será realizado, a partir das 19h, na Associação Comercial do Maranhão, o Workshop Logística Portuária e Agronegócio, que tem como palestrante Luiz Cláudio Santos, consultor sênior, expert em Logística e Agronegócio. Atualmente ele é sócio diretor da TG Comercial Agro, mas foi presidente do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), entre 2014 e 2016). O debatedor será Felipe Almeida, gerente de Operações Portuárias no Tegram.

Gastronomia - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), participa, hoje e amanhã, no Rio de Janeiro, da Semana da Gastronomia Regional, evento voltado para divulgar a gastronomia local e o trabalho realizado pelo segmento de Turismo e Hospitalidade no Departamento Regional. Uma equipe do Restaurante Escola, formada pelo chef Júnior Lisboa, maître Edson Pereira e os cozinheiros Andrew Costa e Raimundo Rodrigues, irá preparar um cardápio ressaltando as iguarias típicas da culinária maranhense.

Nenhum comentário: