1 de nov de 2017

Vacinação de animais bovinos e bubalinos contra febre aftosa começa nesta quarta-feira no Maranhão

Desta quarta-feira (1º) até 30 de novembro, será realizada no Maranhão e nos demais estados que compõem a região Nordeste a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa.

A partir desta fase, apenas os animais bovinos e bubalinos de até 24 meses serão vacinados, atendendo a uma solicitação do governo do Maranhão ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que instituiu o novo regime de vacinação visando o estado livre de aftosa sem vacinação até 2020.

Essa medida representa uma economia de quase R$ 9 milhões para os criadores maranhenses, considerando o valor atual da vacina, tendo em vista que, nesta etapa, apenas 2,5 milhões de cabeças até 24 meses, de gado bovino e bubalino, precisarão ser vacinadas, em vez dos 7,6 milhões referente ao total do rebanho do estado. Na segunda etapa de vacinação contra febre aftosa de 2016, realizada em novembro do ano passado, o Maranhão conquistou o primeiro lugar do Nordeste, com 98,44% do rebanho imunizado, chegando ao quarto recorde seguido no governo Flávio Dino.

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Aged), Sebastião Anchieta, ressaltou que essa etapa será diferenciada, pois além da economia para os criadores ela também. Leia reportagem completa em Maranhão Hoje. 

Nenhum comentário: