12 de dez de 2017

Fiema mantém Fernando Renner no Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste

GIRO ECONÔMICO

Luiz Fernando Renner foi reconduzido, por indicação da Federação das Indústrias, para o Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), como representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde é membro do Conselho Temático de Integração Nacional. O colegiado é o órgão máximo de articulação e decisões estratégicas da autarquia, responsável, dentre outras atribuições, pelas políticas para desenvolvimento do Nordeste, bem como operacionalização dos fundos FNE e FDNE e dos incentivos fiscais e financeiros federais. 

Também cabe ao conselho chancelar político-institucional o processo de elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PDNE e encaminhar propostas de regionalização, aperfeiçoamento, adaptação ou complementação dos programas e políticas públicas relevantes para o desenvolvimento regional sustentável.

São integrantes do conselho os governadores do Nordeste, os ministros da Integração Nacional, Fazenda e Planejamento, Orçamento e Gestão; prefeitos de municípios de estados fora da área de atuação da Superintendência.

Saúde - O projeto Ciclo Saúde, da Fundação Vale e Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, iniciou as atividades na região Itaqui-Bacanga. A ação visa a contribuir para fortalecer a Atenção Básica com ações em três eixos: ciclo de formação para equipes de Estratégia de Saúde da Família, equipagem das unidades básicas de Saúde e geoprocessamento para apoio de decisão e planejamento de ações. Já foram realizadas as primeiras oficinas, além da entrega de equipamentos e mobiliários para sete unidades básicas de saúde. 

Jogo - O projeto que autoriza e regulamenta a exploração dos “jogos de fortuna”, presenciais ou online está novamente na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), presidida por Edison Lobão, desta quarta-feira (13) e a análise promete gerar muitos debates. Se, por um lado, autor e relator – Ciro Nogueira (PP-PI) e Benedito de Lira (PP-AL) – defendem a necessidade de um marco regulatório para a exploração destes jogos, alguns senadores não conseguem ver como acertada a decisão. 

Desconto - Durante o mês de dezembro, as concessionárias da Jaguar Land Rover vão oferecer condições especiais para a compra do Range Rover Evoque e Discovery Sport 2018, ambos fabricados no Brasil. A ação oferece uma diversa gama de opções de financiamentos para facilitar a aquisição.




Luiz Fernando Renner (D), que foi reconduzido ao Conselho Deliberativo da Sudene, com o superintendente da autarquia, Marcelo Neves, e o presidente da Fiema, Edilson Baldez, que o indicou


Aluguel - O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado para reajuste de contratos de aluguéis, acumula queda (deflação) de 0,68% em 12 meses, de acordo com a primeira prévia de dezembro divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Apesar da deflação acumulada, o IGP-M registrou alta de 0,73% em dezembro, taxa superior ao -0,02% da prévia de novembro. O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, passou de -0,09% na prévia de novembro para 0,96% na de dezembro. 

Financeira - O Ministério Público do Maranhão oficializou a adesão dos municípios de Lagoa do Mato e Buriti Bravo ao programa “Educação financeira: instrumento de cidadania”, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CAOp Consumidor). Os acordos estabelecem que os municípios façam a doação de tablets como prêmios aos estudantes autores das melhores redações em 2018. Cada prefeitura também se compromete a doar um eletrodoméstico ao professor mais assíduo.

Nenhum comentário: