22 de dez de 2017

Parceria da Secretaria da Agricultura e Inagro vai mapear os maiores produtores de cachaça no estado do Maranhão

GIRO ECONÔMICO

Parceria firmada entre Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e o Instituto de Agronegócio do Maranhão (Inagro) vai possibilitar a melhoria na produção de aguardente, principalmente cachaça, no Maranhão. O trabalho consiste no mapeamento de propriedades produtoras de cana de açúcar no sertão maranhense, onde estão os mais tradicionais neste segmento: Pastos Bons, Sucupira do Norte, São João dos Patos e Mirador. 

Após os levantamentos, os dados serão reunidos em uma plataforma eletrônica que possibilitará um diagnóstico da situação de cada município e das ações a serem realizadas de acordo com as necessidades apresentadas, partindo deste diagnóstico serão selecionadas as propriedades de maior potencial produtivo, para a realização de assistência técnica e gerencial.

Para o presidente do Inagro, José Ataíde, a parceria é muito importante, “pois teremos o levantamento de todas as propriedades que têm produção de cana e possuem alambiques para o desenvolvimento de ações na cadeia da cachaça.” CONTINUE LENDO.

Logística - Os Correios e a Companhia Aérea Azul assinaram memorando de entendimentos para criação de uma empresa privada de solução de logística integrada. A nova empresa terá participação de 50,01% da Azul e 49,99% dos Correios e oferecerá ao mercado o serviço de gestão de logística integrada para transporte de cargas, com potencial para se tornar a melhor plataforma de logística para o comércio eletrônico do País. A empresa deve movimentar, aproximadamente, 100 mil toneladas de cargas por ano. 

Medalha - Na comemoração dos 50 anos do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o presidente da Federação das Indústrias, Edilson Baldez, e o vice João Alberto Mota Filho, ex-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), receberam a Medalha Haroldo Tavares, distinção que é uma homenagem ao engenheiro e ex-prefeito de São Luís, que faleceu em 2013. Baldez, além de engenheiro, foi professor e coordenador do curso.

Pesquisas - Os institutos de pesquisa que ainda têm sondagens para soltar que se apressem, pois a partir de 1º de janeiro, as entidades e as empresas que medirem intenções de voto para as eleições de 2018, para conhecimento público, serão obrigadas a fazer o registro junto ao Tribunal Eleitoral do seu estado.







Na solenidade de comemoração dos 50 anos do Curso de Engenharia Civil da Uema, em que foi distinguido com a Medalha Haroldo Tavares, o empresário Edilson Baldez (C) com o reitor Gustavo Pereira da Costa (D) e o professor João Aureliano de Lima Filho



Infraestrutura - A Caixa Econômica Federal publicou edital de chamada pública para apoiar projetos de prefeitturas e governos estaduais para obras de infraestrutura em 2018. A chamada pública, no valor de R$ 4,5 bilhões, está aberta até o dia 2 de março do próximo ano. Os recursos serão aplicados em projetos de construção, reforma, ampliação ou implantação de empreendimentos de infraestrutura nos setores de portos, aeroportos, rodovias, hidrovias, saneamento, energia e ferrovias.

Embriões - O Brasil vai exportar embriões bovinos in vitro para a Colômbia, após acordo do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e o Instituto Colombiano Agropecuário. O Certificado Veterinário firmado entre os dois países foi atualizado para atender a produtores de ambos países. A parceria envolve Confederação da Agricultura (CNA), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) e a Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE).

Nenhum comentário: