27 de dez de 2017

Parceria firmada entre Ministério do Meio Ambiente e FAO garante ações do Redeser em municípios do Maranhão

GIRO ECONÔMICO

Quatro municípios do Maranhão – Barreirinhas, Água Doce, Tutóia e Matões – vão ser atendidos pelo projeto Redeser – Revertendo o processo de desertificação nas áreas suscetíveis do Brasil: práticas agroflorestais sustentáveis e conservação da biodiversidade, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O projeto, celebrado dia 20 de dezembro, terá duração de quatro anos e contará com 3,9 milhões de dólares do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF). 

O objetivo é reverter o processo de desertificação por meio de ações que enfrentem a degradação do solo, da água e a perda de biodiversidade nos ecossistemas da Caatinga. Entre as ações, estão o manejo florestal de uso múltiplo; a promoção da gestão integrada dos recursos naturais em paisagens produtivas; a restauração de florestas e paisagens; e a gestão de conhecimento, capacitação e sensibilização.

Para coordenar as ações do projeto Redeser no Maranhão, a FAO abrirá um escritório na cidade de Barreirinhas em janeiro de 2018. Leia mais em  Maranhão Hoje.

Alimentos  - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) conclui esta semana a distribuição de 16.946 cestas de alimentos a famílias quilombolas, acampados e indígenas em situação de insegurança alimentar e nutricional nos municípios de Anajatuba, Barra do Corda, Barreirinhas, Candido Mendes, Chapadinha, Coroatá, Fernando Falcão, Grajaú, Guimarães, Igarapé do Meio, Jenipapo dos Vieira, Peri-Mirim, Pinheiro, Presidente Sarney, Presidente Vargas, Pindaré-Mirim, Serrano do Maranhão, Timbiras, Tuntum Tutóia e Zé Doca. 

Bancos  - As agências bancárias voltam a funcionar normalmente nesta terça-feira (26) após o feriado de Natal (25) e o expediente vai até quinta (28), pois na sexta-feira (29), estarão fechadas, funcionando apenas para serviços internos, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As contas que vencerem durante o feriado podem ser pagas normalmente nas agências no primeiro dia útil do próximo ano, mas os clientes podem agendar em canais eletrônicos ou fazer pagamentos por Débito Direto Autorizado (DDA). 

Movimento - A mudança de sigla de PMDB para MDB é apenas o começo de um processo de alteração no nome do partido do presidente Michel Temer, que vai se concluir quando a denominação passar para uma palavra, ou seja, passará a ser chamado apenas de Movimento.



Na primeira visita ao parlamento estadual desde sua posse na presidência do Tribunal de Justiça, o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos foi recepcionado pelo deputado Othelino Neto, que responde interinamente pela presidência do Poder Legislativo



Vendas - Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que a retomada da economia teve seus primeiros reflexos na confiança dos consumidores e aumento do consumo. As consultas para vendas a prazo na semana anterior ao Natal (de 18 a 24) aumentaram 4,72% na comparação com 2016. Trata-se do primeiro crescimento do período após três anos consecutivos de retração e a data comemorativa de 2017 com o aumento mais expressivo.

Shopping - A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) também registrou aumento de 6% nas vendas em lojas desse segmento na comparação com o período ano anterior. O faturamento estimado, que levou em conta o mês de dezembro, foi de R$ 51,2 bilhões. De acordo com Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, a alta significa inversão da curva de queda, já que, nos últimos dois natais, o setor havia apresentado retração. No ano passado, houve queda 3% no Natal. Em 2015, a redução foi de 2%.

Nenhum comentário: