24 de dez de 2017

Vale comemora reestruturação societária iniciada há dez meses para migrar as suas ações para o Novo Mercado

GIRO ECONÔMICO

Dez meses após anunciar sua reestruturação societária, a Vale celebrou sexta-feira (22), a migração de suas ações para o Novo Mercado, mais alto segmento de listagem em termos de governança corporativa, gestão e transparência. O evento, realizado na sede da B3, é um marco na história da empresa, que até novembro de 2020 vai se transformar numa verdadeira corporação, sem grupo de controle definido e com uma base de acionistas diversificada. 

De acordo com estudo publicado pela Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC) e a CFA Society Brazil, existe uma correlação entre o nível de governança corporativa e a performance de mercado. Prova disso é que o desempenho médio das empresas listadas no Novo Mercado tem sido superior à da B3 desde 2012.

A proposta de reestruturação societária foi anunciada em fevereiro pela Valepar, bloco de acionistas que exercia o controle da empresa. Para cumprir o objetivo de aderir ao Novo Mercado era necessário converter todas as ações preferenciais em ordinárias e obter várias aprovações em assembleias.

Expansão - Visando a aumentar sua atuação em uma das regiões mais prósperas para o segmento, que já representa 7,5% do mercado de franquias no Nordeste, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Óticas Diniz inaugurou novas lojas em Pernambuco. Localizadas em Gravatá, a 84 km do Recife, e em Ouricuri, no sertão, as novidades integram o plano de expansão da marca na região. A empresa está presente em todo o país, com 950 unidades, segundo Cláudia Valério, gerente de expansão da rede.

Soja - O Brasil deve produzir 109,5 milhões de toneladas de soja em 2018, segundo estimativa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que elevou sua previsão ante os 108,8 milhões de toneladas do levantamento divulgado em novembro. A Abiove manteve as estimativas de exportação para o próximo ano em 65 milhões de toneladas, com processamento estável, de 43 milhões de toneladas, mas cortou os estoques finais para 4,5 milhões, de 5,6 milhões de toneladas em novembro.

Pesquisas - Os institutos que quiserem ratificar ou retificar as pesquisas divulgadas neste fim de semana têm só a próxima semana para tomar a providência, pois, a partir de janeiro, todas as pesquisas terão que estar registradas na Justiça Eleitoral.









Na homenagem recebida na festa dos 50 anos da Faculdade de Engenharia da Uema, o empresário João Alberto Motta Filho (C) com o reitor Gustavo da Costa e o professor João Aureliano Filho



Seminovos - O comércio eletrônico de veículos seminovos e usados movimentou cerca de R$ 20 bilhões entre os meses de janeiro e dezembro deste ano, o que representa um crescimento de quase três vezes em comparação com o período anterior, quando as vendas atingiram R$ 7,2 bilhões. Os dados foram retirados da plataforma AutoAvaliar, com base nas negociações realizadas entre 2,5 mil concessionárias de veículos e cerca de 20 mil revendedores multimarcas no país.

Procurador - O deputado Hildo Rocha (MDB), que preside a comissão que trata da reforma tributária, acaba da ganhar um cargo de destaque na Câmara Federal: o de procurador. No primeiro dia de trabalho sobre sua mesa caiu uma bomba: a prisão e o pedido da Justiça para o afastamento do deputado Paulo Maluf (PP), que está preso na Penitenciária da Papuda. Hildo orientou o corpo de advogados da casa um parecer para que possa levar à ministra Carmen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal.

Nenhum comentário: