8 de jan de 2018

Auditores do IBGE já visitaram mais de 162 mil propriedades rurais no Maranhão para fazer o Censo Agropecuário

GIRO ECONÔMICO

A coleta dos dados do Censo Agropecuário no Maranhão chegou, em dezembro, ao seu quarto mês em ritmo acelerado. Conforme o último levantamento, no Maranhão, 162 mil 802 propriedades rurais já foram visitadas pelos recenseadores, representando 56,7% do total de estabelecimentos estimados, que é de 287 mil 336. 

Na Região Tocantina, somente em Açailândia, os recenseadores do IBGE já visitaram 62,6% das propriedades estimadas; na região sul do estado, um dos principais polos produtores é o município de Balsas, onde o destaque é o cultivo de grãos como soja e milho, com 86,1% das propriedades rurais já visitadas; na região litorânea do estado, o município de Tutóia, que é um dos principais destinos turísticos do Maranhão, 95,4% das propriedades já foram pesquisadas.

Em todo o Brasil, os recenseadores já visitaram mais de 3 milhões de estabelecimentos e a previsão é que os trabalhos sejam realizados até fevereiro. 

Indústria - A produção da indústria brasileira cresceu 0,2% de outubro para novembro de 2017, segundo Pesquisa Industrial Mensal divulgada nesta sexta-feira (05) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o terceiro resultado positivo, que acumula 0,9% de alta. De outubro para novembro, foram observadas altas nas produções de insumos industrializados para o setor produtivo (1,4%) e de bens de consumo duráveis (2,5%). Máquinas e equipamentos se mantiveram estáveis e bens não duráveis recuaram 1,6%.

Benefício - Mais de 100 mil benefícios do Programa Bolsa Família foram cancelados ou bloqueados no Maranhão pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Além destes, 32.638 estão em fase da avaliação, enquanto, em nível nacional, foram cancelados 469.612 benefícios, 1.468.681 estão bloqueados e 620.030 estão em fase de avaliação. Segundo o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), a avaliação visa ao aprimoramento dos controles relativos ao programa. 

Royalties - A proposta do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) para partilha dos royalties da mineração entre os municípios cortados pela Estrada de Ferro Carajás é que os com menor IDH sejam os mais favorecidos, ou seja, tenha direito a um percentual maior, sem prejuízo aos que sofrem mais impactos pela exploração, beneficiamento e transporte de minério.

O governador em exercício, Carlos Brandão (E), e o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, cumprem agenda nesta segunda-feira para entrega de cisternas para abastecimento d´água em estabelecimentos de ensino



Barracas - A esperança dos comerciantes autônomos retirados das praças Deodoro e Pantheon neste sábado (06) é que possam retornar aos seus locais, depois da requalificação desses espaços, numa estrutura mais ordenada e que garanta a beleza desta que é uma das áreas mais importantes da cidade. Da Prefeitura já receberam a garantia de que não ocorrerá com eles o mesmo tratamento dado aos donos de barracas da Praça João Lisboa, que foram retirados dos seus lugares, jogados ao lado do abrigo, de onde nunca mais sairão.

Cisternas - O governador em exercício, Carlos Brandão, entrega, nesta segunda-feira (08), cem cisternas nos municípios de Cachoeira Grande e Santa Rita. No primeiro, serão contemplados produtores dos povoados Casca Grossa (23), Costa (16), Conceição (13), Buritizal (9), Jurubeba (7), Centro da Paulina (6), Campo do Meio (6), Buiuna (6) e São Domingos (4), atendendo 95 famílias. Em Santa Rita, Carlos Brandão entregará dez cisternas do tipo escolar, em solenidade na Escola José Faustina da Costa.

Nenhum comentário: