25 de jan de 2018

Demanda pelo transporte aéreo doméstico aumentou 3,51% ano passado, segundo levantamento da Abear

GIRO ECONÔMICO

A demanda pelo transporte aéreo doméstico cresceu 3,51% em 2017, em comparação com 2016, registrando o terceiro melhor resultado anual da série histórica. No total, foram transportados 89,9 milhões de passageiros pelo Brasil, um volume 2,72% maior do que no ano passado, segundo informação da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), entidade que representa as principais companhias do país. Os quase 90 milhões de passageiros transportados em 2017 representa o terceiro maior volume anual da série histórica. 

O desempenho da oferta de transporte doméstico, com expansão de 1,68%, é o quinto melhor resultado, abaixo somente do período que vai de 2012 a 2015. No transporte internacional, no qual as filiadas da Abear têm participação de 30% no mercado, foram transportados 8,9 milhões de passageiros, um aumento de 11,74% em relação à 2016.

De acordo com a Abear, com essa estatística, a aviação doméstica já conseguiu repor cerca de 2,5 milhões de passageiros em relação aos sete milhões que havia perdido em 2016 (em relação a 2015) como efeito da crise econômica.

Microempreendedor - Os microempreendedores individuais (MEI) em atraso com o governo ganharam mais três dias para regularizar a situação. O prazo para a quitação das dívidas, que acabaria ontem (23), passou para amanhã (26). Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), para não terem CNPs suspensos, os profissionais autônomos terão até as 23h59min59s desta sexta-feira para pagar os tributos devidos à Receita Federal ou aderir ao parcelamento em até 60 meses e quitar a primeira parcela. 

Correios - A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lança nesta quinta-feira (25) uma nova ferramenta que permitirá aos usuários o acompanhamento de suas encomendas e objetos registrados por meio apenas de seu CPF ou do CNPJ, dispensando a obrigatoriedade de informar o código do objeto. Com esta nova funcionalidade, que é gratuita, o cliente poderá ter acesso a todas as mercadorias em que seja remetente ou destinatário, fazendo o rastreamento no site da empresa: www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento.

Cartões - Boa notícia para portadores dos cartões de crédito Caixa Pessoa Física e Pessoa:a partir de agora, o limite mínimo para transferência de pontos para a Multiplus caiu de 20 mil para 10 mil pontos. Com os pontos acumulados, os usuários poderão garantir a sua próxima viagem. 





José Arteiro da Silva (D), presidente da Fecomércio, comemora a recuperação do setor comercial, segundo sondagem que mede as intenções de consumo, e José Ahirton Lopes, diretor regional do Senac, que prepara para breve a inauguração da unidade do órgão em Santa Inês



Aplicativo - O prefeito de São Paulo, João Doria, na regulamentação do serviço de transporte por aplicativo adotou uma norma que poderia ser copiada em São Luís: os veículos de Uber, 99 e Easy devem ter placa da cidade para operarem, pois não acha justo uma locadora emplacar carros num estado e ganhar dinheiro em outro lugar. Para esses veículos rodarem, a Prefeitura tem de manter ruas pavimentadas, sinais de trânsito funcionando, iluminação pública de boa qualidade etc, e para manter isto precisa recolher impostos.

Senac - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) abriu inscrições para cursos de pós-graduação (para quem não mora em São Paulo) nas áreas de Arquitetura e Urbanismo; Beleza e Estética; Comunicação e Artes; Desenvolvimento Social; Design; Educação; Eventos e Lazer; Gastronomia e Nutrição; Gestão e Negócios; Hotelaria; Meio Ambiente; Segurança e Saúde do Trabalho; Moda; Odontologia; Saúde e Bem Estar; e Tecnologia da Informação. Comerciário tem desconto de 20%.

Nenhum comentário: