10 de jan de 2018

Portos maranhenses movimentaram mais de 180 milhões de toneladas entre janeiro e novembro do ano passado

GIRO ECONÔMICO

Com a movimentação de cargas, de janeiro a novembro, o Porto do Itaqui já superou em mais de 800 mil toneladas o seu desempenho nos 12 meses de 2016, segundo números do Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq). De acordo com a estatística, foram 17,898 milhões de toneladas nos onze meses do ano passado, 1,808 milhão a mais das 16,090 milhões do mesmo período de 2016, ano que teve nos seus 12 meses uma movimentação de 17,082 milhões de toneladas. 

Já o terminal da Vale superou em mais de 19 milhões de toneladas o volume transportado nos 11 meses de 2016. Foram 153,466 milhões de toneladas, de janeiro a novembro do ano passado, contra 134,266 milhões do exercício anterior. O Porto do Consórcio Alumar transportou 13,720 milhões de toneladas ano passado, enquanto nos onze meses de 2016 foram 12,955 milhões.

Somados, os três portos maranhenses movimentaram em 11 meses do ano passado 185,074 milhões de toneladas, enquanto em 2016 foram 163,312 milhões, ou seja, 21,762 milhões a mais na comparação dos dois períodos. Leia reportagem completa em Maranhão Hoje.

Risco - Especialista em Direito Eleitoral, o advogado Carlos Sérgio Barros adverte as pessoas que tencionam disputar mandatos eletivos este ano para refletirem muito sobre os altos investimentos que vão fazer, pois poderão estar apenas comprando problemas futuros, haja vista que a cada eleição as regras tornam-se mais complicadas e os problemas não se resumem apenas ao período de disputa, porque depois da diplomação e posse começa a luta dos derrotados para tomar mandatos dos que foram aprovados nas urnas.

Consultas - Entrou em funcionamento nesta terça-feira (09), no Viva da Avenida Beira Mar (antigo Casino Maranhense), um posto de atendimento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que está oferecendo no local os seguintes serviços: consulta balcão Pessoa Física e Pessoas Jurídica, certificado digital, cadastro positivo, Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e negociação de dívidas. Com este, passam a ser dois os postos avançados da CDL, que em 2017 inaugurou uma central de treinamento na Cohab-Anil.

Inflação - Para quem ainda acha que a Venezuela é um modelo a ser seguido, eis esta revelação: a inflação no país fechou 2017 em 2.616% e pode chegar a 10.000% este ano, segundo dados apresentados pela Assembleia Nacional, de maioria opositora, diante da ausência de informações sobre esses indicadores por parte do Banco Central (BCV).










Fábio Ribeiro (D) estreitou parceria com o Governo do Estado para levar ao Viva Beira Mar os serviços da CDL, que ele preside. No registro, com o Duarte Júnior, presidente do Procon


Fertilizantes - A Vale informou nesta segunda-feira (08) que concluiu a venda da Vale Fertilizantes para a Mosaic nos termos comunicados dia 02 de janeiro deste ano. A Vale reafirma a importância de sua parceria com a Mosaic, fortalecendo a exposição da Vale ao mercado mundial de fertilizantes, particularmente nas grandes regiões agrícolas de alto crescimento da América do Norte e do Brasil. O fechamento da transação é mais um passo em direção à redução da dívida e simplificação do portfólio de ativos da Vale.

Receita - A Receita Federal lançou nova página de serviços ao cidadão na internet, um site que reúne, em um único local, informações e acesso aos serviços públicos prestados pela instituição. Estão disponíveis orientações e serviços relacionados às pessoas físicas e jurídicas, vídeos informativos, avisos importantes, acesso ao ambiente virtual (e-CAC), além de diversas outras funcionalidades que visam a facilitar a interação do cidadão com a Receita. O objetivo é proporcionar maior agilidade e conforto ao usuário.

Nenhum comentário: