7 de jan de 2018

Turista que visitar Lençóis Maranhenses será monitorado pela Prefeitura de Barreirinhas por uma pulseira digital

GIRO ECONÔMICO

Na última semana de dezembro, mais precisamente na última quinta-feira, dia 28, a Prefeitura Municipal de Barreirinhas apresentou para o trade turístico do município o Voucher Digital, ferramenta que vai possibilitar um maior controle sobre o turismo na região dos Lençóis Maranhenses, com informações sobre sua origem, seu tempo de permanência, tipo de hospedagem, locais visitados e outras, e com base nesses dados o Poder Público Municipal vai poder criar novas estratégias com vistas a melhorar a recepção dos visitantes, bem como exercer um maior controle fiscal sobre os produtos e serviços consumidos e assim aumentar sua arrecadação tributária.

O lançamento oficial deve ocorrer em fevereiro, quando será mostrado o seu funcionamento a outros segmentos da população local e do estado.

Pelo uso do voucher, que é uma pulseira com informações sobre o usuário, o turista não pagará nada, pois servirá apenas de controle sobre sua permanência na cidade, mas uma taxa para entrada na cidade deverá ser criada a partir do segundo semestre ao preço de R$ 2,00, cobrada apenas dos visitantes. Leia reportagem completa em Maranhão Hoje.

Motocicletas - As vendas de motos no Maranhão tiveram queda expressiva ano passado na comparação com 2016. De acordo com números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a diferença de um ano para outro chega a 6.431 unidades a menos, maior do que o volume das vendas, por exemplo, de dezembro passado, que somaram 4.139 veículos. Segundo a estatística da Fenabrave, foram vendidas no estado, ano passado, 49.605 unidades contra 56.036 de 2016, isto é, uma variação de -11,48%.

Rua Grande - Mais uma vez não se confirmou o calendário do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para as obras de readequação e requalificação da Rua Grande, pois a previsão era que no início deste ano começariam as intervenções na primeira quadra, entre as ruas do Passeio e Santaninha, mas, como ainda não começaram, os comerciantes instalados na área temem que o início da temporada chuvosa seja motivo para mais um adiamento, e tudo fique para o segundo semestre.

Rodoviária - A Secretaria Estadual de Turismo deve reativar nos próximos dias o posto de informação turística da Estação Rodoviária de São Luís, já que estudos do Observatório de Turismo da Universidade Federal apontam que a maioria dos turistas de São Luís entram na cidade pela via rodoviária.


A presidente do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), Karla Batista, fazendo a entrega ao senador Roberto Rocha (PSDB) das sugestões dos prefeitos para partilha dos royalties da mineração, que será definida em decreto do presidente Michel Temer (PMDB)



Cursos - O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), órgão vinculado ao Sistema Federação das Indústrias (Fiema), divulgou seu calendário de cursos para 2018 e os primeiros - Comunicação e Oratória Coorporativa e Interpretação da Norma Isso 9001:2015 - devem ser realizados de 05 a 08, em São Luís, onde também será realizado, de 19 a 22, o de Administração de Materiais e Logística. Já em Imperatriz, será realizado de 16 a 24, o de Contabilidade para não contadores, e Licitações e Contratos Administrativos, de 19 a 23.

Barreirinhas - A cidade de Barreirinhas vai receber alguns equipamentos para melhorar a qualidade de vida de sua população e a recepção dos turistas. Algumas obras já estão definidas e devem começar em breve: a modernização da Avenida Beira Rio, conclusão do Centro de Convenções, transformação do antigo aeroporto em um novo e moderno parque de vaquejada e a transformação do antigo parque de vaquejada num centro de convivência para comunidade (praças, pistas de corrida e quadras esportivas).

Nenhum comentário: