2 de fev de 2018

A partir das campanhas de 2019, vacinação contra aftosa será em doses menores, segundo Ministério da Agricultura

GIRO ECONÔMICO

O Ministério da Agricultura definiu que em 2019 será aplicada a vacina contra a febre aftosa de 2 ml, mas em todo o calendário deste ano ainda será utilizada a de 5 ml, devendo ser aplicada, preferencialmente, subcutânea, isto é abaixo do couro do animal, e não intramuscular a fim de evitar perdas no abate. 

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, é preciso cautela, medidas técnicas e estudos científicos, pois o Brasil está em fase final de erradicação da aftosa e de reconhecimento de país livre da doença com vacinação, status que deverá ser obtido internacionalmente, no próximo mês de maio, junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O diretor de Departamento de Saúde Animal (DSA), Guilherme Marques, diz que o setor produtivo mostra maturidade e a convicção de que tudo deverá ser feito dentro de critérios técnicos.

A retirada completa da vacinação deverá acontecer a partir de 2023, processo que será finalizado em 2026, conforme prevê o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).  Leia mais em MARANHÃO HOJE.

Alemanha  - Em visita à Federação das Indústrias (Fiema), quarta-feira (31), a cônsul geral da Alemanha para o Nordeste, Maria Könning, e o cônsul honorário em Fortaleza (CE), Hans-Jürgen Fierge, não pouparam elogios ao potencial econômico do Maranhão, que, segundo Kömmimg, empresários da Alemanha precisam descobrir para investir. Esse estreitamento, disse ela, pode se dar a partir de 2019, no 36º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), em Natal (RN), onde espera grande delegação maranhense. 

Digital  - Segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, 92% dos domicílios de São Luís, que terá o desligamento do sinal analógico da TV aberta dia 28 de março, já estão digitalizado. “É uma surpresa esperada porque a Região Nordeste tem surpreendido", disse ele, acrescentando que a digitalização, ano passado, de Recife (PE), em julho, e de Fortaleza (CE) e Salvador (BA), em setembro, ocorreram nas datas programadas sem necessidade de escalonamento. 

Franquia - A franquia Cartório Postal inaugura nesta sexta-feira (02), no Shopping do Automóvel, a sua nova franquia em São Luís, evento que deverá contar com presenças de advogados, contadores, administradores de empresas, corretores etc. 



Na visita à Federação das Indústrias, a cônsul geral da Alemanha para o Nordeste, Maria Könning, e o cônsul honorário em Fortaleza (CE), Hans-Jürgen Fierge, com o presidente Edilson Baldez (E) e o vice-presidente Cláudio Azevedo



Futebol - O Campeonato Maranhense de Futebol terá sua primeira partida transmitida pela TV neste sábado (03), entre Moto e Sampaio. A emissora tem um contrato com a Federação Maranhense de Futebol (FMF) desde 2013 e por isto tem direito de cobrir quantos jogos julgar necessários para preenchimento de sua grade. Enquanto isto, continua a polêmica entre duas emissoras locais – Difusora (SBT) e Guará (Record News) – para saber quem terá direito de transmissão, se apenas uma delas ou ambas. 

Indústria  - Após três anos de quedas consecutivas, a produção industrial brasileira fechou o ano passado com crescimento acumulado de 2,5%, na comparação com 2016, puxada pelo setor automotivo. Este é o primeiro resultado anual positivo desde 2013, quando a indústria fechou com expansão de 2,1%, e o maior desde 2010, ano em que a indústria teve o recorde de 10,2% de crescimento. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Brasil (PIM-PF) divulgada nesta quarta-feira (1º) pelo IBGE.

Nenhum comentário: