11 de fev de 2018

Aumenta a procura por financiamentos de obras para infraestrutura no Nordeste após queda dos juros do FNE

GIRO ECONÔMICO

A redução das taxas de juros do FNE e o aumento no limite financiável para projetos de infraestrutura na região vêm proporcionando a maior busca por crédito pelas empresas do setor. O Banco do Nordeste já possui R$ 11,8 bilhões de projetos em análise. 

Do montante, R$ 2 bi são para água, esgoto e logística. Para água e esgotos, podem ser financiados implantação de redes de captação, adução e distribuição de água bruta e potável, redes de interceptores e emissários de esgoto, unidades de tratamento de efluentes domésticos e não domésticos, estações de tratamento de águas, efluentes industriais e químicos; saneamento básico, projetos e tecnologias de gerenciamento para o aumento da cobertura de abastecimento d'água e esgoto sanitário.

Estão classificados projetos de operações de logística que contemplem estudos, obras civis, treinamento, despesas pré-operacionais e bens de capital, voltados à implantação, expansão, modernização e reforma da infraestrutura logística. Leia detalhes em Maranhão Hoje

Carnaval - A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou pesquisa para saber quantas prefeituras decidiram apoiar o carnaval, bem como os motivos para não contribuírem. Participaram da pesquisa, 3.426 prefeitos, ou seja, 61,5% do total. Entre os pesquisados, 1.649, ou seja, 65,4%, decidiram não contribuir. Para 51,6%, o motivo é a existência de outras prioridades na gestão local, 45,5% apontaram a falta de recurso e 7,9% disseram terem recebido outras demandas da sociedade.

Eleição - Empossados em dezembro, os novos integrantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MA) elegeram quarta-feira (07) a nova diretoria para o triênio 2018/20. O engenheiro eletricista Berilo Macedo é o novo presidente e junto com ele foram empossados os coordenadores das câmaras especializadas e das comissões. No seu discurso, o novo presidente ratificou promessas feitas após proclamação do resultado no qual apresentou como principal proposta inaugurar a nova sede do órgão.

Comércio - A maioria dos estabelecimentos comerciais está com as portas cerradas desde este sábado (10), mas as lojas de supermercados funcionam normalmente até terça-feira (13) e somente na Quarta-Feira de Cinzas (14) abrem em horário diferenciado, depois do meio-dia. 

Nova diretoria do Crea-MA composta por José Henrique Campos Filho (diretor administrativo), Denis Campos (diretor administrativo), Raimundo Alves Costa Júnior (diretor financeiro), Berilo Macedo (presidente), Arnaldo Muniz, (diretor financeiro), Eurídice Rabelo (2º vice-presidente) e Nelson Cavalcanti (1º vice-presidente)

Holandeses - Comerciantes instalados na Avenida dos Holandeses acreditam que após o carnaval, a diretoria da Agência de Mobilidade Urbana (MOB) irá marcar uma reunião para que seja explicada a nova alteração para esta via, que vai passar a ter um moderno sistema de sinalização eletrônica a fim de evitar excesso de velocidade. A última vez que foram chamados para conversar com a diretoria do órgão, em 2015, foi para serem informados de que esta avenida e a Litorânea iriam passar a ter mão única, já a partir de 2016.

Supermercados - Apesar de ter sido reconhecido como uma atividade essencial para a população, assim como postos de gasolina, farmácias, lojas de conveniência etc, o setor supermercadista maranhense ainda não conta nenhuma loja com funcionamento 24 horas, e pelo jeito vai demorar a ter, já que algumas sequer planejam sair do seu horário habitual. Raimundo Nonato Maciel Júnior, dos Supermercados Maciel, diz que não compensa aumentar os custos com pessoal, isto novas contratações, para demanda ainda pequena.

Nenhum comentário: