1 de fev de 2018

Censo da Abrasce mostra que movimento em shopping centers de todo o país aumentou 6,2% no ano passado

GIRO ECONÔMICO

Com um faturamento de cerca de R$ 168 bilhões no acumulado do ano passado, a indústria de Shopping Centers cresceu 6,2% em 2017, na comparação com 2016, segundo dados do Censo Abrasce, pesquisa sobre os shoppings feita pela Associação Brasileira de Shopping Centers em parceria com o Grupo de Estudos Urbanos (GEU). A principal explicação para o bom resultado está no dinamismo dos empreendimentos, que já não são mais apenas locais de compras, mas centros de lazer e entretenimento, tendência visa a atrair ainda mais os consumidores para os malls, que contaram com mais de 460 milhões visitantes, um aumento de 5,6%, quando comparado a 2016. 

Os shopping centers representam 2,57% do PIB, o que reflete no número de empregos gerados. Em 2017, foram mais de 1 milhão de novos postos de trabalho, 1,27% a mais do que no ano anterior.

O Brasil conta com 571 empreendimentos, destes, 12 foram inaugurados ano passado, um aumento de 2,33%, e mais de 100 mil lojas (2,31%). A expectativa é que, até o final do ano, 23 novos shoppings se instalem no país. 

Cultural - Encerram-se na próxima segunda-feira (05) as inscrições para o Pátio Aberto 2018, que dá oportunidade a artistas maranhenses e residentes realizarem propostas criativas no pátio do Centro Cultural Vale Maranhão (CVM). Serão selecionados 42 projetos culturais nas áreas de música, teatro, performance, dança, audiovisual e cultura popular. Os interessados poderão entregar o projeto na Rua Henrique Leal, 149, Praia Grande ou enviar para o e-mail patioaberto@ccv-ma.org.br até segunda-feira, dia 05 de fevereiro.

Concessionária  - A Concessionária Raviera, que conta com lojas na capital e no interior do Pará e em outros estados, como o Mato Grosso, será a nova autorizada da montadora alemão BMW. A empresa já estaria a procura de um ponto comercial onde deverá instalar a revenda de São Luís e promete chegar em grande estilo para recolocar a marca no mercado maranhense. No Maranhão, o grupo a que pertence a Raviera atua ainda no ramo de atacado, pela Empresa Brasileira de Distribuição (EBD), no bairro do Anil.

Correios - As empresas do segmento de comércio eletrônico já estão interagindo com os Correios sobfre o andamento de uma encomenda, para solicitar a suspensão da entrega, nos casos em que perceberem essa necessidade. A funcionalidade faz parte do Projeto Entrega Interativa e está disponível para lojas integradas via web services com os Correios.


O superintendente da Federação do Comércio do Maranhão, Max de Medeiros, com os empresários de Imperatriz Eraldo Moura (Sindicato de Atacadista de Gêneros Alimentícios), João Borges Lira (Sindicato Varejista de Autopeças) e Reginaldo Pacheco (Sindicato dos Representantes Comerciais)



Senac - Em Itapecuru-Mirim, 60 profissionais foram qualificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) com o curso de Operador de Computador, oferecido pela Carreta-Escola de Administração e Informática entre agosto e dezembro de 2017. A solenidade de certificação, sexta-feira (26), contou com a presença do prefeito Miguel Lauande; do diretor regional do Senac, Ahirton Lopes, e do presidente da Câmara de Municipal, José Carlos Júnior, além de secretários municipais, lideranças empresariais etc.

Financiamento  - O Onix, da Chevrolet, repetiu o desempenho de 2016 e encerrou o ano passado como o automóvel leve zero quilômetro mais financiado do País, com 107.926 unidades negociadas. O número representa 9,5% de todos os autos leves novos comercializados a crédito em 2017. O hatch HB20, da Hyundai, e o Ford Ka completam a lista dos zero quilômetro mais financiados. O levantamento é da B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações sobre restrições financeiras

Nenhum comentário: